Morreu na madrugada desta sexta-feira, 02, madrugada o pioneiro da cidade de Andradina Ernaldo Minotti Calvoso, aos 80 anos. A morte foi por causas naturais. A notícia deixou triste a comunidade andradinense.
Professor, radialista e escritor, Ernaldo tinha lançado recentemente o livro “ A volta ao passado” – Andradina e região e histórias que a história não contou. Ernaldo é filho do pioneiro Evandro Brembatti Calvoso (1º Prefeito de Andradina) e de Dona Rosana Minoti Calvoso.
O corpo está sendo velado no velório municipal e o enterro
está previsto para as 17h30.
Biografia
Ernaldo Minotti Calvoso nasceu no dia 5 de julho de 1934, na cidade Taiuva, Estado de São Paulo. Filho do pioneiro Evandro Brembatti Calvoso (1º Prefeito de Andradina) e de Dona Rosana Minoti Calvoso. Formou-se Professor Primário pela Escola Normal Monteiro Lobato, de São Paulo, capital, em 1954, e foi licenciado como professor Secundário pela Escola Superior de Educação Física da USP – São Paulo, em 1955. Depois, tornou-se Técnico Desportivo pela Escola Superior de Educação Física de São Carlos. Em Andradina, concluiu licenciatura de Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa. Tem Registro Federal como Diretor de Escola expedido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.
Era casado com Rachel Ribeiro Costa Calvoso, tendo 3 filhos (Jussara R C Calvoso S Rodrigues, biomédica; Ernaldo C .Calvoso, Eng. Civil e Robson R.. Calvoso, comerciante), é avô de 5 netos (Gabriel, Natália, Lara, Letícia e Flávia).
Cidadão benquisto e muito conhecido pela população andradinense, teve grande atuação nas áreas de esporte, educação e cultura. Durante a sua carreira no Magistério foi Professor Estável no Colégio Estadual de Castilho e Assistente de Diretor; Diretor Substituto na Escola Estadual Francisco Teodoro de Andrade; lecionou nas Escolas J.B.C., profª. Maria Vera Quental Tamai, Leonor Salomão, Profª. Zoraide de Carvalho Oliveira e na Escola “Dr. Álvaro Guião” onde se aposentou em 1985, como Professor Efetivo.
No período de 1º de fevereiro de 1973 a 1º de fevereiro de 1977, elegeu-se Vereador pela Câmara Municipal de Andradina, sendo que nos dois primeiros anos do exercício da vereança, não recebeu subsídios. Além de Professor de Educação Física, Assistente e Diretor, dedicou-se também na área da construção civil, Radialista, atividade esta que exerce há 25 anos e lançou-se em 2010 como escritor, com o livro “A volta ao Passado”, fazendo um resgate da história de Andradina desde os seus primórdios.