Além de o helicóptero que caiu neste fim de semana em Buritama (SP) não ter autorização para voar, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou na tarde desta segunda-feira (15) que o pecuarista Antônio Carlos Franco, de 64 anos, era quem pilotava a aeronave e ele também não teria licença para comandar a aeronave. Segundo a Anac, Franco não têm brevê - a licença para pilotar. Além disso, a documentação do aparelho está vencida. Por telefone, o pecuarista disse que não vai comentar o assunto. As informações são do portal G1/TV Tem.
De acordo com informações da Anac, a aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencida e com o Certificado de Aero-navegabilidade (CA) cancelado. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), também abriu uma investigação e já vistoriou o local da queda.
O pecuarista sofreu ferimentos leves e Giorgio da Silva Souza, amigo dele, que também estava na aeronave, quebrou o braço e passa bem. Ainda de acordo com a Anac, o dono do equipamento pode ser multado e ter a licença do helicóptero cassada.
Entenda o caso
O helicóptero caiu minutos depois de decolar em uma propriedade rural de Buritama. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queda aconteceu por volta das 22h de sábado (13). O helicóptero caiu em um sítio em Buritama, bem próximo a sede.
De acordo com testemunhas, piloto e passageiro decolaram da mesma propriedade rural e, minutos depois, caíram. A aeronave parou pelo menos 50 metros de onde tocou o solo pela primeira vez. Pedaços do helicóptero ficaram espalhados pelo pasto. Mesmo com um impacto tão violento os dois homens conseguiram sair com vida do equipamento.