Publicidade

Jamil Ono não precisa mostrar gastos à Câmara de Andradina

Jamil Ono não precisa mostrar gastos à Câmara de Andradina

Jamil Ono não precisa mostrar gastos à Câmara de Andradina -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>


O prefeito de Andradina, Jamil Ono (PT), obteve uma “meia vitória” na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada por ele contra lei aprovada na Câmara em 2012, que determina a prestação de informações ao Legislativo sobre o recebimento e destinação de verbas públicas dos governos estadual e federal, além de estabelecer a disponibilização desses dados nos sites da Prefeitura e da Câmara. 

  A medida estava suspensa por meio de liminar concedida pela Justiça. Ono alegou no processo que a norma não era de competência do Legislativo e que interferia na independência dos poderes. Segundo a sentença do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), a ação é procedente no que se refere à obrigação de a administração municipal divulgar à mesa diretora e na página da Câmara na internet os recursos recebidos e sua aplicação. 

Para o relator, Ferreira Rodrigues, a norma institui um controle externo do Legislativo sobre o Executivo, violando os princípios constitucionais de harmonia e separação entre os poderes. 

“A norma impugnada sob esse aspecto, representa um modelo de prestação de contas que interfere no sistema de separação de poderes, porque estabelece uma relação de hierarquia e subordinação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, por ofensa à disposição do artigo 5º e 144 da Constituição Estadual”, disse o relator na decisão. 

ANALISANDO
O presidente da Câmara, Joaquim Justino da Silva, o Joaquinzão (PSDB), não foi encontrado para comentar a decisão. A informação no Legislativo é de que ele está em viagem. O tucano também não atendeu as ligações feitas em seu celular na tarde de quinta-feira (4). 

  Segundo o secretário de assuntos jurídicos da Câmara, Gerson Emidio Junior, a Casa ainda não vai se pronunciar, pois não foi notificada oficialmente da sentença. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Andradina informou que o jurídico está analisando a possibilidade de ingressar com recurso. 

  A administração municipal disse que a ação somente foi movida por causa da questão do vício de iniciativa, já que todos os meses envia para a Câmara balancetes, cujos dados também estão disponíveis no Portal da Transparência do município.

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close