UBS's de Araçatuba farão teste rápido de HIV e sífilis até dia 5 de dezembro

UBS's de Araçatuba farão teste rápido de HIV e sífilis até dia 5 de dezembro


Pela primeira vez a Prefeitura de Araçatuba disponibilizará testes para detecção de HIV e sífilis durante a campanha “Fique Sabendo”, nas 13 unidades básicas de saúde urbanas e na unidade rural de Engenheiro Taveira.

A campanha promovida pela Secretaria Estadual de Saúde nos municípios paulistas é realizada em atenção ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, em 1.º de dezembro. Nos anos anteriores, os testes foram realizados apenas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A campanha será realizada até o dia 5 de dezembro. O objetivo é estimular a realização do exame devido à importância do diagnostico precoce. Cada UBS organizará os horários para realização dos testes, no período de 8h às 16h. No CTA, o atendimento é realizado – durante todo o ano – de segunda à quinta-feira, das 7h30 às 11h, e das 13h às 16h30. Na sexta-feira é das 7h30 às 11h. A unidade está localizada na Rua Afonso Pena, 1537, no Postão.

Casos notificados
Em Araçatuba foram notificados aproximadamente 1.250 casos de Ais, sendo 59 deles em 2012, 49 em 2013 e 38 casos de janeiro a outubro de 2014. A faixa etária com maior incidência é a de 25 a 34 anos, com 12 casos em 2014, 14 em 2013 e 19 em 2012.

O CTA Araçatuba diagnosticou, de janeiro a setembro de 2014, dez novos casos de HIV na faixa etária de 15 a 24 anos, sendo nove do sexo masculino e um do sexo feminino.  O número de casos nesta faixa etária chamou atenção, já que no mesmo período de 2013 foram seis diagnósticos, sendo cinco do sexo masculino e um do sexo feminino.

A unidade também realiza triagem para Hepatites B e C. Todos os testes são gratuitos, confidenciais e sigilosos. É importante fazer a testagem pessoas que nunca fizeram, e aquelas que em algum momento viveram uma situação de risco, como relação sexual sem camisinha, uso de drogas, tatuagem, piercing, ou não utilizam kit próprio para ir a manicures e pedicures.

A prefeitura, por meio do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, disponibiliza o cardápio de prevenção, composto de preservativos (masculino e feminino) e gel lubrificante. E fomenta atividades educativas com palestras e oficinas de sexo seguro, em escolas, empresas, instituições e canteiros de obras.

 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade