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O desconto médio da Black
Friday deste ano deve superar o de 2013, que foi de 25% em produtos de
categorias pesquisadas pela Sieve Price Intelligence, empresa que atua na área
de monitoramento de preços do e-commerce para varejistas e fabricantes.
'Além de haver um cenário econômico mais adverso, em que o
consumidor está mais cauteloso no gasto, há um amadurecimento dos lojistas de
forma geral no Black Friday', diz Jefferson Costa, gerente da Sieve Price.
Para calcular o desconto médio de 25%, foram medidos os preços de produtos das categorias
durante os três meses prévios à edição do Black Friday. Apuradas as médias,
elas foram comparadas aos valores de venda no dia da promoção.
De acordo com a pesquisa, os produtos de papelaria foram os que tiveram maiores
descontos médios, de 31%, seguidos por brinquedos (30%) e moda e acessórios e
casa e decoração (27%). A maioria dessas categorias, entretanto, não está entre
as mais procuradas pelos consumidores na data. De acordo com a medição da
consultoria E-bit, no ano passado a categoria mais vendida foi
telefonia/celulares, seguida por eletrodomésticos, moda e acessórios,
informática e eletrônicos.
MOVIMENTAÇÃO
Isso acontece porque, nesses produtos, que costumam custar mais caro, um índice
de desconto menor pode representar uma queda maior de preço em valores totais.
Em 2013, a Black Friday movimentou R$ 770 milhões -foram 1,950 milhão de
pedidos foram feitos via internet. O tíquete médio de cada compra ficou em R$
396. Para 2014, a previsão é que a data gere receitas de R$ 1,2 bilhão.
Só são considerados para o cálculo da Sieve Price os produtos que são
marcados como participantes da Black Friday pela Busca Descontos,
cujo dono, Pedro Eugênio, é idealizador do evento. Os itens que variam de preço
mas não são marcados como participantes da data não são considerados.
A empresa também calculou os descontos máximos oferecidos na edição de 2013. Os
mais expressivos foram em moda e acessórios (80%), eletrodomésticos (76%) e casa
e decoração (75%). Segundo a empresa, o desconto máximo é registrado a partir
de um único produto que foi vendido nesse patamar.
Uma das mudanças que deve ocorrer nas ofertas deste ano, segundo Costa,
é que os lojistas devem dar destaque ao site que oferece os descontos e não
somente aos produtos em si. Nos primeiros anos do evento, que começou a
acontecer no Brasil em
2010, eram comuns aparecerem descontos de 'metade do dobro', com lojas elevando
preços para depois baixá-los.
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