Piracema deste ano pode ser prejudicada pelo baixo nível dos rios

Piracema deste ano pode ser prejudicada pelo baixo nível dos rios -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

Para se reproduzir, peixes migram até as nascentes dos rios, onde encontram águas calmas e limpas, apropriadas para a desova. Realizado no período conhecido como piracema, quando vigoram restrições à pesca - oficialmente entre 1º de novembro e 28 de fevereiro, esse movimento dos animais aquáticos contra a correnteza é naturalmente um processo árduo. Com o baixo nível dos rios, provocado pela seca, a migração pode ser ainda mais difícil este ano. 


  Segundo a bióloga Sandra Maria de Melo, professora da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e da Unip (Universidade Paulista) de Araçatuba, a estiagem deve prejudicar a piracema na região. "As desovas ocorrem durante as cheias. Portanto, a água do rio  precisaria transbordar o seu leito e chegar até a margem para que os peixes conseguissem fazer isso com segurança na cabeceira. Com rios secos, é difícil", explica. 

Na região, há trechos de recursos hídricos nos quais a seca fez com que as margens das águas recuassem até tornar visíveis troncos antes submersos. Exemplo disso é o córrego Lafon, na área rural de Araçatuba, cujas águas desembocariam no córrego Azul e seguiriam até o rio Tietê. Do Lafon, sobrou apenas um fio de quase três metros de largura. Pontos do solo antes ocupados pelo córrego encontram-se rachados e compõem um cenário antes mais comum no sertão nordestino.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.