Gotham, a cidade do Batman, está
infestada por piratas. A série que narra a vida na cidade quando o herói
mascarado é ainda uma criança, conquistou, além de elogios da crítica, o título
de série mais copiada na internet na estação. Entre 17 e 29 de setembro, o
episódio piloto do programa foi baixado 1,33 milhão de vezes via
torrent, de acordo com a Excipio, empresa que rastreia downloads ilegais.
Quase metade dos downloads, 600.000, foi feita já nas 24
horas seguintes ao debute da série, no ar nos Estados Unidos desde a
noite do dia 22. No Brasil,Gotham estreou nesta segunda-feira, no
canal pago Warner.
Finalizado em maio pela Warner, que produz a série em parceria com a Fox, o piloto foi protegido contra vazamentos. Mas bastou ir ao ar na TV para cair na rede. E a popularidade de Gotham não ficou restrita aos EUA. Segundo o relatório da Excipio divulgado pelo site da revista Variety, a série foi muito compartilhada na Austrália, no Reino Unido, no Brasil e no Canadá, nesta ordem. Se o público da internet seguir o registrado pela TV americana, ele é formado, basicamente, por espectadores entre 18 e 49 anos. Na TV americana, Gotham estreou com uma audiência de 8,21 milhões de espectadores.
Impressionante, a marca de downloads de Gotham é mais que cinco vezes maior que as de outras estreias deste outono americano. A série How to Get Away with Murder, estreia da ABC, foi baixada 259.432 de 17 a 29 de setembro, por exemplo. Madam Secretary, da CBS, foi baixada 195.528 vezes. Scorpion, da mesma emissora, 168.091.
Mais do que isso, por ser ligada a um personagem já bem conhecido do público, Gotham deixou para trás fenômenos de popularidade como Game of Thrones e The Walking Dead, que registraram, no período pesquisado, 1,10 milhão de downloads e 777.835 downloads de seus episódios, respectivamente.