Depois de ter suas fotos para uma campanha de moda refeitas digitalmente e virar piada na internet, a cantora Preta Gil tomou a dianteira e atacou ela mesma a nova "photoshopada" que sofreu, despertando a solidariedade de usuários das redes sociais. A cantora agora aparece "branca" na capa de uma revista de moda.
"Em estado de choque! Não tem como não me indignar, pois fiz essas fotos para capa dessa revista e a mesma foi publicada sem minha aprovação e do fotógrafo. O Photoshop foi feito por conta própria. Aí, está o resultado!! A foto original está linda, nem precisava de grandes ajustes. Pra quê isso? Que vergonha!!!", escreveu Preta Gil no Instagram. "O trabalho de todos os profissionais envolvidos foi comprometido. Infelizmente, essa que está na capa da revista não sou eu!!"
O que o texto da cantora deixa implícito — a questão racial, já que ela aparece branca como uma vela na foto editada — os usuários das redes sociais tornaram explícito. O perfil da cantora no Instagram e o perfil oficial da revista no Facebook foram bombardeados de comentários contrários à edição da foto. "Transformaram a moça num boneco de cera e ninguém achou estranho?", criticou uma usuária. "Um bom exemplo de como queimar o filme com uma boa foto mais o uso indiscriminado do Photoshop", disparou outro.
É uma pena que Preta Gil, que se projetou dizendo ter orgulho de ser como é — negra e gordinha —, seja vítima recorrente das fotos retocadas no Photoshop. Não faz sentido que a cantora tenha justamente esses atributos alterados de maneira bizarra quando convidada a protagonizar campanhas e ensaios. Supõe-se que o convite tenha sido feito justamente para valorizar esses traços.