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Depois de Lívian Aragão, a filha de Renato Aragão que lembrou da falta de água na África e apontou o pendor de muitas pessoas para o marketing social para relativizar a adesão em massa ao "desafio do balde de gelo", Xuxa também foi às redes sociais criticar os que entram na campanha apenas para aparecer. A apresentadora tocou no assunto no seu perfil no Facebook, depois de ser muito cobrada para fazer parte da ação, que diz apoiar como doadora
.
Banho de água fria: 'desafio do balde de gelo' arrecada 71 milhões de reais nos EUA e 75.000 reais no Brasil
"Oi gente, olha só... não aguento mais ser indagada sobre o desafio do gelo", começa o texto de Xuxa. "Eu desafio cada um de vocês que me perguntam a toda hora se eu já 'aderi' a cobrar todos os artistas e pessoas que participaram a pagar nem que seja uma merrequinha (eu já doei minha 'merrequinha')", diz ela, que tem um caso de ELA (esclerose lateral amiotrófica) próximo, a irmã do ex Luciano Szafir, Alexandra. "Eles precisam de grana para pesquisa e combate a essa doença."
Nesta quarta, a atriz Lívian Aragão postou no Instagram uma
montagem em que se viam duas fotos, uma em cima da outra. Uma repersentava a
"América", onde muita gente jogava água gelada na cabeça, e a
outra, a "África", onde uma criança negra recebia água num
pequeno recipiente. "Apenas isso", dizia a legenda.
A campanha – Nas últimas semanas, vídeos de celebridades internacionais, chefões da tecnologia e jogadores de futebol recebendo um banho de água com gelo sobre a cabeça tomaram conta das redes sociais. Neles, eles desafiam três amigos a fazer o mesmo ou a doar recursos para entidades ligadas à esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa para a qual não existe cura.
Há poucos dias, o “desafio do balde de gelo" passou a ser adotado por brasileiros famosos, incluindo o jogador Neymar, a modelo Gisele Bündchen e a cantora Ivete Sangalo. As associações brasileiras ligadas à condição já sentem o aumento das doações, mas elas aindasão muito menores do que os recursos destinados à causa nos Estados Unidos, onde a campanha teve início.
A iniciativa americana foi criada para estimular as doações para a ONG ALS Association. O desafio recebeu atenção de pessoas como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Taylor Swift especialmente após Peter Frates, um americano de 29 anos que tem a doença, aderir à campanha. No dia 31 de julho, ele publicou, em sua página no Facebook, um vídeo em que aparece balançando a cabeça ao som da música Ice Ice Baby. “Água com gelo e ELA são uma péssima mistura”, escreveu, antes de desafiar três colegas a receberem o banho de água com gelo.
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