Estudo sugere que alimentos orgânicos são mais nutritivos

Estudo sugere que alimentos orgânicos são mais nutritivos

Alimentação: Estudo concluiu que vegetais orgânicos contêm mais antioxidantes (Thinkstock)
Alimentação: Estudo concluiu que vegetais orgânicos contêm mais antioxidantes (Thinkstock)
Um extenso estudo feito na Grã-Bretanha concluiu que alimentos orgânicos contêm mais antioxidantes, compostos associados a diversos benefícios à saúde, do que alimentos comuns, além de níveis menores de pesticidas.

Segundo os pesquisadores, substituir vegetais comuns por orgânicos surte o mesmo efeito que passar a comer entre uma e duas porções a mais de frutas e verduras todos os dias. Atualmente, os médicos recomendam que a ingestão de cinco porções desses alimentos diariamente.

Embora os vegetais orgânicos sejam vendidos como uma fonte mais saudável de alimentação, muitos especialistas questionam se esses alimentos de fato são mais nutritivos. Uma pesquisa da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, divulgada em 2012, por exemplo, analisou mais de 200 estudos sobre o assunto e encontrou poucas evidências sobre os efeitos positivos dos alimentos orgânicos na saúde.

O novo estudo, feito na Universidade de Newcastle, revisou 343 pesquisas feitas em todo o mundo sobre alimentos orgânicos. Segundo as conclusões, há diferenças significativas entre os níveis de certos antioxidantes, como os polifenois, presentes nos alimentos comuns e nos orgânicos — a variação que pode ser de 19% a 69%.

Os vegetais produzem grande parte de seus antioxidantes quando lutam contra o ataque de pragas. Portanto, é possível que eles apresentem maiores níveis dessas substâncias porque não são resguardados pelos pesticidas. Em humanos, os antioxidantes protegem as células do organismo contra os danos causados por radicais livres. Por isso, desaceleram o envelhecimento e podem prevenir doenças degenerativas, como o câncer. 

Por outro lado, a pesquisa também indicou que alimentos orgânicos apresentam, no geral, menores níveis de proteína. O trabalho completo será publicado no periódico British Journal of Nutrition na próxima semana.

Contraponto — Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Tom Sanders, chefe do setor de diabetes e nutrição do King’s College London, classificou o estudo como "enganador". Segundo ele, os níveis de antioxidantes nos vegetais não são necessariamente relevantes em termos nutricionais. 

"Eu não estou convencido", disse Sanders. "Você não estará mais bem nutrido se passar a ingerir alimentos orgânicos. O mais importante não é se você come comidas convencionais ou orgânicas, mas simplesmente se você come frutas e verduras."

Já o coordenador do Programa de Alimentação e Saúde do Instituto de Pesquisa em Alimentos disse à rede britânica BBC que ainda não há evidências científicas fortes mostrando que os orgânicos tenham qualquer consequência, boa ou ruim, à saúde pública.


Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close