Diariamente, 13 CNHs ficam ameaçadas de suspensão na região

Diariamente, 13 CNHs ficam ameaçadas de suspensão na região

Em média, 13 motoristas das cinco maiores cidades em número de habitantes na região de Araçatuba. Foto: Divulgação
Em média, 13 motoristas das cinco maiores cidades em número de habitantes na região de Araçatuba. Foto: Divulgação

Em média, 13 motoristas das cinco maiores cidades  em número de habitantes na região de Araçatuba são notificados por dia pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) após cometerem infrações cuja punição, em última instância, é a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). No município de Araçatuba, há sete notificações diárias em média. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece que o condutor perca temporariamente o direito de dirigir após somar 20 pontos ou cometer algumas faltas gravíssimas, como embriaguez ao volante, pilotar moto sem capacete ou participar de rachas. As informações são da Folha da Região de Araçatuba.

 

No primeiro trimestre deste ano, foram emitidas 1.249 notificações para os municípios de Araçatuba, Birigui, Andradina, Penápolis e Guararapes. O número é 27,86% inferior do que o registrado de janeiro a março de 2013, quando 1.855 motoristas ficaram sob risco de ter a CNH suspensa. Nos 12 meses do ano passado, 7.044 motoristas foram notificados nas cinco cidades. O Detran não informou os dados de 2012. Considerando apenas Araçatuba, onde se concentra a maior frota de veículos da região e, por consequência, o maior número de pessoas habilitadas - mais de 96 mil CNHs ativas-, 668 pessoas foram notificadas nos três primeiros meses deste ano, ante 926 que correram o risco de ter o documento suspenso no primeiro trimestre de 2013.

 

A assessoria de imprensa do Detran-SP aponta que o condutor que é notificado por ter atingido ou excedido o limite de 20 pontos em sua CNH, no período de 12 meses, ou por ter cometido uma infração automaticamente suspensiva, não tem o direito de dirigir suspenso imediatamente. "Existe o amparo  legal para apresentar defesa e recorrer das multas, conforme a resolução 182/2005, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)", explica o órgão por meio de nota.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close