Capitão América 2: O Soldado Invernal, continuação de Capitão América: O Primeiro Vingador(2011), manteve a tradição dos longa de super-heróis da dupla dinâmica Marvel e Disney e estreou em primeiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos, com a módica quantia de 96 milhões de dólares arrecadados no primeiro fim de semana em cartaz. As informações são do site Box Office Mojo.
O valor é um recorde para o mês de abril, que até então tinha o longa Velozes & Furiosos 5: Operação Rio (2011), com 86,2 milhões de dólares como a melhor estreia do período. Somada às bilheterias de outros países que já estrearam a produção, a sequência do herói americano arrecadou 194 milhões de dólares.
Assim como as continuações Homem de Ferro 3 e Thor: O Mundo Sombrio, o novo longa do Capitão América cresceu nas bilheterias impulsionado pelo sucesso do bilionário Os Vingadores.
Enquanto Homem de Ferro 3 teve um crescimento de 36% em sua bilheteria, comparado ao filme anterior da franquia, e Thor: O Mundo Sombrio aumentou 30%, Capitão América 2: O Soldado Invernal arrecadou 48% a mais que seu primeiro filme pré-Vingadores.
No entanto, o recorde de herói da Marvel mais bem sucedido ainda está nas mãos de Homem de Ferro (2008), que alcançou 98,6 milhões de dólares em um fim de semana.
No Brasil, a nova aventura do Capitão América chega aos cinemas na próxima quinta-feira, dia 10 de abril, e repete no elenco Chris Evans no papel do herói principal, Samuel L. Jackson como Nick Fury, Scarlett Johansson como a Viúva Negra e Sebastian Stan como o Soldado Invernal.