Câmara aprova cotas raciais para concursos públicos

Câmara aprova cotas raciais para concursos públicos

Estudantes durante manifestação no Congresso pela aprovação das cotas (Agência Brasil)
Estudantes durante manifestação no Congresso pela aprovação das cotas (Agência Brasil)

Por 314 votos a favor e 36 contra, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que estabelece reserva de 20% das vagas de concursos públicos para candidatos que se declararem pretos e pardos. Houve seis abstenções. As cotas serão válidas para vagas na administração pública federal, em autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e aplicadas quando o concurso tiver no mínimo três vagas para serem preenchidas. Se confirmada também pelo Senado, que agora terá de votar a proposta, a nova regra terá vigência de dez anos.


Atualmente, 31% dos cargos do setor público são preenchidos por negros, quase 20 pontos porcentuais abaixo da representação dessas pessoas na população (50,7%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). A reserva de vagas em concursos públicos não é válida para cargos nos poderes Legislativo e Judiciário.


De acordo com o texto, enviado pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso, os candidatos inscritos nos concursos, negros ou não negros, precisarão atingir o desempenho mínimo previsto no edital para conseguirem a aprovação. O sistema de cotas será aplicado somente nos critérios de classificação final dos concorrentes.

 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close