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É senso comum dizer que as
mulheres bonitas têm mais chance de avançar na carreira do que as feias.
Um estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que, na verdade,
essa relação se aplica aos homens, não às mulheres. A descoberta será publicada
na edição de 10 de março do periódico PNAS.
Na pesquisa, investidores revelaram-se mais propensos a injetar dinheiro em
negócios apresentados por homens atraentes do que por aqueles sem sex
appeal. No caso das mulheres, a aparência não influenciou a transação. O estudo
também sugere que os investidores preferem as apresentações feitas pelo sexo
masculino do que pelo feminino, mesmo que a proposta seja igual.
Os cientistas convocaram 60 investidores bem-sucedidos e experientes para
assistir a 90 vídeos de apresentações de empresários escolhidas aleatoriamente
a partir de três concursos de empreendedorismo dos Estados Unidos. Eles
pediram aos voluntários que atribuíssem uma nota à aparência do empreendedor e
comentassem o negócio apresentado. Os homens avaliados como bonitos tinham 36%
mais chance de êxito do que os menos atraentes. Entre as mulheres, a aparência
não influenciou o resultado.
Em outro estudo, os pesquisadores
pediram para os investidores ouvirem uma mesma apresentação feita por um homem
e por uma mulher. Descobriram que aquelas com um homem à frente foram mais bem
avaliadas.
Segundo os pesquisadores, o sexo feminino enfrenta maior dificuldade para ser
levado a sério, o que explica o menor número de mulheres no
empresariado. “Além disso, o poder da atratividade masculina para persuadir um
investidor sugere que as oportunidades de empreendedorismo são mal distribuídas
entre os homens também”, diz Alison Brooks, pesquisadora da Universidade
Harvard.
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