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Um
levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou
um dado preocupante com relação ao transporte no noroeste paulista quando se
pensa no futuro. A pesquisa indicou que apenas duas cidades da região têm um
plano municipal de transporte, que, na prática, significa um planejamento para
facilitar a mobilidade dos moradores. As
informações são do portal G1/Tv Tem.
Na
região apenas dois municípios já elaboraram o planejamento: Andradina (SP) e
Penápolis (SP). Já as duas maiores cidades do noroeste paulista, São José do
Rio Preto (SP) e Araçatuba (SP) ainda não tem um planejamento.
Ônibus
lotados, filas intermináveis e o resultado não poderia ser diferente: em Rio
Preto (SP) quem pega ônibus todos os dias está cansado de reclamar. Em horários
de pico, o único terminal rodoviário da cidade fica lotado. Assim que o ônibus
para, os passageiros se apressam para entrar, muitos viajam em pé. “É sempre
lotado, tem poucos horários, tem bairro que você perde meia hora esperando. E
no terminal é sempre lotado, poderia melhorar muito”, afirma a secretária
Rosimari de Oliveira Pereira.
A
insatisfação dos usuários do transporte público reflete no resultado de uma
pesquisa divulgada pelo IBGE. O levantamento apontou que apenas 3,8% das
cidades brasileiras têm plano municipal de transporte. No noroeste paulista,
assim como Rio Preto, a maioria dos municípios ainda não criou um planejamento
para tentar solucionar este problema que afeta tanta gente.
A
má qualidade do transporte coletivo virou motivo de protesto nas ruas de todo
país. As manifestações que se espalharam por várias cidades começaram em São
Paulo por causa do preço da tarifa de ônibus.
A
especialista em urbanismo Delcimar Marques Teodózio cita as principais medidas
que as prefeituras deveriam tomar para reverter a situação. “Em um plano de
mobilidade correto, todo mundo tem de circular com facilidade pela cidade. Se a
pessoa quiser andar a pé, se quiser pegar um ônibus, por exemplo, tem de ter
ponto fácil e um ônibus que passe no horário”, diz.
Rio
Preto, que é a maior cidade da região, tem cerca de 410 mil habitantes, segundo
o IBGE. O transporte coletivo é feito por duas empresas. No ano passado a
prefeitura passou a subsidiar a passagem, o que diminui o valor da tarifa, mas
não o transtorno de quem depende do transporte.
A
prefeitura de Rio Preto diz que está em busca de informações para elaborar o
plano e que em setembro vai realizar um encontro sobre mobilidade urbana, que
vai discutir a implantação do plano de transporte. Já a prefeitura de Araçatuba
informou que desde o ano passado a Secretaria de Mobilidade Urbana está
desenvolvendo debates para implantar mudanças no transporte.
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