Andradina é uma das poucas cidades com plano de transporte

Aponta IBGE

Ônibus lotado sai do Terminal Rodoviário de Rio Preto (Foto: Reprodução / TV Tem)
Ônibus lotado sai do Terminal Rodoviário de Rio Preto (Foto: Reprodução / TV Tem)

Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou um dado preocupante com relação ao transporte no noroeste paulista quando se pensa no futuro. A pesquisa indicou que apenas duas cidades da região têm um plano municipal de transporte, que, na prática, significa um planejamento para facilitar a mobilidade dos moradores. As informações são do portal G1/Tv Tem.


Na região apenas dois municípios já elaboraram o planejamento: Andradina (SP) e Penápolis (SP). Já as duas maiores cidades do noroeste paulista, São José do Rio Preto (SP) e Araçatuba (SP) ainda não tem um planejamento.


Ônibus lotados, filas intermináveis e o resultado não poderia ser diferente: em Rio Preto (SP) quem pega ônibus todos os dias está cansado de reclamar. Em horários de pico, o único terminal rodoviário da cidade fica lotado. Assim que o ônibus para, os passageiros se apressam para entrar, muitos viajam em pé. “É sempre lotado, tem poucos horários, tem bairro que você perde meia hora esperando. E no terminal é sempre lotado, poderia melhorar muito”, afirma a secretária Rosimari de Oliveira Pereira.


A insatisfação dos usuários do transporte público reflete no resultado de uma pesquisa divulgada pelo IBGE. O levantamento apontou que apenas 3,8% das cidades brasileiras têm plano municipal de transporte. No noroeste paulista, assim como Rio Preto, a maioria dos municípios ainda não criou um planejamento para tentar solucionar este problema que afeta tanta gente.


A má qualidade do transporte coletivo virou motivo de protesto nas ruas de todo país. As manifestações que se espalharam por várias cidades começaram em São Paulo por causa do preço da tarifa de ônibus.


A especialista em urbanismo Delcimar Marques Teodózio cita as principais medidas que as prefeituras deveriam tomar para reverter a situação. “Em um plano de mobilidade correto, todo mundo tem de circular com facilidade pela cidade. Se a pessoa quiser andar a pé, se quiser pegar um ônibus, por exemplo, tem de ter ponto fácil e um ônibus que passe no horário”, diz.


Rio Preto, que é a maior cidade da região, tem cerca de 410 mil habitantes, segundo o IBGE. O transporte coletivo é feito por duas empresas. No ano passado a prefeitura passou a subsidiar a passagem, o que diminui o valor da tarifa, mas não o transtorno de quem depende do transporte.


A prefeitura de Rio Preto diz que está em busca de informações para elaborar o plano e que em setembro vai realizar um encontro sobre mobilidade urbana, que vai discutir a implantação do plano de transporte. Já a prefeitura de Araçatuba informou que desde o ano passado a Secretaria de Mobilidade Urbana está desenvolvendo debates para implantar mudanças no transporte.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close