'Explosões deixaram vários amputados', diz corredor da maratona de Boston

'Explosões deixaram vários amputados', diz corredor da maratona de Boston


Um dos corredores da maratona de Boston, atingida por explosões nesta segunda-feira (15), afirmou ter visto pelo menos 25 vítimas com partes do corpo amputadas. De acordo com a polícia local, as explosões deixaram mortos e dezenas de feridos .

"Eu comecei a correr em direção à explosão. Havia pessoas caídas no chão", disse Roupen Bastajian, 35 anos, policial de Rhode Island que havia acabado de cruzar a linha de chegada quando ouviu a primeira explosão.


"Começamos a fazer torniquetes e amarrar as pernas (das vítimas). Havia vários amputados (...) Ao menos 25 a 30 estavam sem ao menos uma perna, ou sem duas pernas, ou tiveram a perna amputada na altura do calcanhar", disse à agência Associated Press.


O cantor Joey McIntyre, 40 anos, da banda New Kids on the Block, também participou da maratona e passou pela linha de chegada minutos antes da explosão, segundo o jornal Daily News. Uma hora após o fim da corrida, ele tranquilizou familiares, amigos e fãs pela rede social Twitter: "Eu estou ok, mas tenho certeza que há muitos feridos", postou.  

Retardatários

Após as explosões ouvidas nesta tarde, autoridades desviaram os retardatários da área que ficou sob fumaça no percurso de 40 km da maratona. De acordo com autoridades de Inteligência citadas pela AP, mais dois explosivos foram encontrados no local e estão sendo desmantelados.


"Há muitas pessoas caídas", disse um outro corredor cujo número 17528 foi identificado como Frank Deruyter, da Carolina do Norte. Uma outra testemunha que estava participando da maratona afirmou à rede americana BBC que o barulho das explosões parecia "um enorme canhão".


Competidores e voluntários da maratona choravam ao fugir do caos. Espectadores com sangue nas roupas foram carregados para tendas médicas que haviam sido montadas no local para tratar corredores que passassem mal durante a prova. "Há pessoas que estão realmente sangrando muito", disse Laura McLean, corredora de Toronto, que recebeu tratamento em uma tenda médica após ter uma desidratação.


Cerca de três horas depois que os vencedores cruzaram a linha de chegada, houve uma forte explosão na parte norte da rua Bolyston. Outra explosão foi ouvida poucos segundos depois, deixando a praça Copley repleta de fumaça.

 

A polícia em Nova York e em Londres aumentaram as medidas de segurança depois das explosões. O porta-voz chefe da polícia de Nova York, Paul Browne, informou que equipes de resposta crítica foram posicionadas ao redor da cidade até que haja mais informações sobre o incidente. A segurança também foi elevada em hotéis e áreas sensíveis. A polícia britânica afirmou estão sob revisão os planos para a Maratona de Londres, no domingo.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close