Ligação de celular refeita após sinal cair não gera nova cobrança

Ligação de celular refeita após sinal cair não gera nova cobrança

A partir desta quarta-feira (27), caso uma ligação de celular seja interrompida por qualquer motivo, os clientes de todas as operadoras de telefonia móvel terão 2 minutos para fazer uma nova chamada sem custo. A nova chamada será considerada uma continuação da primeira.

 

A regra vale para chamadas feitas de celulares, tanto para números móveis quanto fixos, sem limite de chamadas sucessivas. Para serem consideradas sucessivas, as chamadas deverão ser refeitas entre os mesmos números de origem e de destino no intervalo máximo de 120 segundos.

 

A decisão foi publicada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 27 de novembro e entrou em vigor hoje.

 

Para usuários que pagam um preço fixo por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só e não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes. Para aqueles que pagam a ligação por tempo, haverá a soma dos segundos de todas as chamadas sucessivas.

 

Segundo a Anatel, a regra vale para todos os planos de serviço oferecidos por todas as operadoras.

 

TIM INFINITY

 

A medida foi criada pela superintendência de serviços móveis da Anatel e fazia parte dos planos da agência que regula o setor de telecomunicações no país para minimizar os prejuízos aos clientes das teles, que reclamam da baixa qualidade do serviço.

 

Ela foi divulgada uma semana após ter vindo à tona relatório que acusava a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity , no qual o usuário é cobrado por ligação --e não por tempo.

 

RELATÓRIO

 

Segundo o documento, a Anatel monitorou todas as ligações da operadora entre março e maio de 2012, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de clientes do plano Infinity com os "não Infinity".

 

A conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as chamadas de usuários do plano". O relatório apontava que o índice de queda de ligações no plano Infinity era quatro vezes superior ao dos demais usuários.

 

R$ 4,3 MILHÕES POR DIA

 

"Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos", dizia o relatório.

 

Um cálculo feito mostrava que as quedas geraram faturamento extra de R$ 4,3 milhões à operadora em apenas um dia. Segundo o relatório, a operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações em 8 de março.

 

DEFESA DA OPERADORA

 

Durante as investigações, a TIM informou que a instabilidade de sinal era "pontual" e "momentânea". Ela citou dados fornecidos à própria Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas --as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência.

 

A Anatel disse que a TIM alterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários com problemas para dizer que seus indicadores estavam dentro do exigido.

 

INVESTIGAÇÃO INDEPENDENTE

 

Em 12 de novembro, três meses após a denúncia, a operadora informou oficialmente ao mercado que uma avaliação independente contratada pela empresa não indicou "formas propositais ou intencionais" para desconexões de suas chamadas móveis.

 

A avaliação realizada pela Ericsson constatou que a taxa de queda de chamadas em 8 de março foi de 2,09%, "em linha com o resultado de 2,04% gerado internamente pela TIM". O dado foi confirmado pela consultoria independente PwC (PricewaterhouseCoopers).

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