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O
número de atendimentos registrados pelos Procons integrados ao Sindec (Sistema
Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) foi de 2,03 milhões de
consumidores em 2012. Essa quantidade representa um aumento de 19,7% em relação
aos 1,6 milhão do ano de 2011. As informações fazem parte do Boletim
Sindec 2012, divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Nacional do
Consumidor do Ministério da Justiça.
Entre
os assuntos mais demandados pelos consumidores ao longo de 2012 destacam-se
telefonia celular (9,17%), banco comercial (9,02%), cartão de crédito (8,23%),
telefonia fixa (6,68%) e financeira (5,17%). A publicação mostra que a empresa
Oi lidera o ranking com 120.374 demandas. Em seguida estão a Claro-Embratel
(102.682), o grupo Itaú (97.578), Bradesco (61.257) e Vivo-Telefônica (44.022).
O setor mais demandado pelos consumidores que procuram os Procons é o
financeiro (banco comercial, cartão de crédito, financeira e cartão de loja)
com 23,85%. Além disso, foi possível constatar um aumento de demandas no
setor de telecomunicações (telefonia celular, telefonia fixa, TV por assinatura
e Internet), que saltou de 17,46% em 2011, para 21,7% dos registros em 2012.
Os principais problemas enfrentados pelos consumidores em 2012 foram: 37,42%
relativos a cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas
etc); 17,31% relativos a oferta de produtos e serviços; 13,21% problemas com
contrato (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e publicidades
enganosas), 17,57% referentes à qualidade de produtos (vício ou má qualidade de
produto/ serviço, defeitos e garantia de produtos).
Ao analisar o perfil do consumidor, a publicação mostra que as mulheres
representam 52,97% das pessoas que procuraram os Procons em 2012. A maioria dos
consumidores tem entre 21 e 50 anos.
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