Estacionamento rotativo estará funcionando até o final do ano em Andradina

Estacionamento rotativo estará funcionando até o final do ano em Andradina

Marcação em solo através de sistema wifi. Foto: Divulgação/Prefeitura
Marcação em solo através de sistema wifi. Foto: Divulgação/Prefeitura

O equipamento tecnológico para início da operação da Área Azul em Andradina começou a ser implantado. Segundo o gerente de implantação da empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema de Informação Ltda., Pedro Freitas, o teste foi realizado na rua Jesus Trujillo, entre as ruas JA de Carvalho e Paes Leme, com 100% de eficiente.


“Andradina terá um sistema de estacionamento rotativo ainda inédito no Brasil que estará operando até o final do ano”, disse o gerente local da empresa João Augusto Meza.


Com o sucesso no teste do sistema, a implantação do equipamento de solo, conhecido como “tachão” deve ser intensificado, e acontecerá no período noturno. A cidade será a primeira do país a receber o sistema, que funciona como um parquímetro eletrônico totalmente automatizado que prevê um sensor de presença por vaga via “Wi-Fi” instalado no asfalto onde uma torre central indicará ao servidor e o palmtop do agente a localização e o momento exato da parada. Esse tipo de sistema á atualmente utilizado em cidades da Alemanha, Austrália, Bélgica e China.


“Estamos agora iniciando a divulgação do sistema com a população e comerciantes, que serão os maiores envolvidos neste projeto”, disse Meza, informando que a primeira reunião com comerciantes acontece na próxima sexta-feira (30) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Andradina.


“A implantação da área azul atende o anseio dos comerciantes com a crescente falta de vagas para estacionamento o que prejudica o acesso dos cliente as lojas no centro comercial da cidade”, disse o coordenador da Divisão de Trânsito Lucas Teixeira.

 

Abrangência

A área azul abrangerá 23 quarteirões, além das áreas de estacionamento em frente ao Camelódromo e o Centro Cultural. Na primeira fase serão 500 vagas; seis meses depois deverão ser disponibilizadas mais 180; e duzentos e sessenta dias após esse período outras 150 vagas. Ela será implantada no seguinte trecho: entre as ruas José Augusto de Carvalho/Bandeirante/Avenida Guanabara-Rodrigues Alves/Ceará/Dom Bosco/José Bonifácio/Jesus Trujillo/Rio de Janeiro/Ceará/Alexandre Salomão, Manoel Teixeira de Freitas/Riachuelo/Avenida Barão do Rio Branco/Orensy Rodrigues Silva/ Santa Terezinha e a áreas em frente ao Centro Cultural “Pioneiros de Andradina” e Camelódromo.


O valor do estacionamento na primeira hora será R$ 1,00, subindo para R$ 1,50 na segunda hora, período máximo que o veículo deverá ser retirado pelo condutor. A concessão prevê que 16% da arrecadação será repassada mensalmente para a administração municipal, que aplicará o recurso no trânsito.

 

Sistema de marcação

Segundo Freitas, o sistema terá facilidade pagamento, possibilitando aos proprietários dos veículos que adquiram um “tag” eletrônico que funcionará no mesmo sistema do “Sem Parar” das rodovias. Com o “tag” implantado no carro basta o usuário colocar créditos nos pontos de apoios que serão instalados nas lojas do centro comercial sem a necessidade de procurar o agente para efetuar o pagamento. Quem não quiser o TAG, pode procurar os parceiros de venda e pagar pelo estacionamento avulso.


Não será cobrado o TAG que será repassado sem custo na compra de um pacote de créditos de estacionamento.


Para idosos e pessoas com deficiência, existe um TAG especial que não cobrará pela primeira meia hora de estacionamento. O sistema também denunciará toda vem que um carro de uma pessoa  sem necessidades especial estacionar numa vaga reservada.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade