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A
construção da ponte rodoviária que irá interligar Castilho (SP) e Três
Lagoas (MS) avança sobre o leito do rio
Paraná. Custeada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a
obra foi orçado em mais de R$ 113 milhões e deve ser inaugurada no primeiro
semestre de 2014. As informações são da
Folha da Região de Araçatuba.
Assim que a nova ponte for aberta para o
trânsito, veículos automotores deixarão de utilizar a passagem sobre a barragem
da Usina Hidrelétrica de Jupiá. Sem uma ponte rodoviária, a barragem acabou
assumindo essa função de ligação. Paralelo à construção da nova ponte, são
desenvolvidos diversos projetos que visam minimizar o impacto ambiental da
intervenção.
Segundo
informações da superintendência regional do Dnit (Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes) do Mato Grosso do Sul, a obra foi dividida em
três fases. O engenheiro Antônio Carlos Nogueira, responsável pelo
departamento, explicou que a técnica de execução adotada de avanços sucessivos
moldados in loco compreende o desenvolvimento de várias frentes de trabalho ao
mesmo tempo.
Conforme ele, no local há equipes trabalhando
na infraestrutura (fundações), mesoestrutura (pilares) e superestrutura
(aduelas e laje estrutural), bem como no acabamento. A construção da ponte
conta com cerca de 400 trabalhadores, a maioria deles do Rio Grande do Norte,
Estado de origem da empreiteira A. Gaspar S.A., vencedora da licitação para
execução do projeto.
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