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A
conta do telefone celular pode esconder tarifas de serviços não contratados e
minutos a mais de ligações. No primeiro semestre deste ano, as reclamações
feitas por consumidores referentes a cobranças indevidas de operadoras de
telefonia móvel avançaram 46%. Entre janeiro e junho de 2012, o número de
atendimentos do Procon-SP somou 5.882, ante 4.030 no mesmo período do ano
passado.
De acordo com a assessora técnica do Procon-SP Marta Aur, as principais queixas
são de chamadas não reconhecidas pelo consumidor. No entanto, o órgão de defesa
do consumidor também registra casos de cobranças indevidas por serviços não
contratados como pacotes de dados, seguro antivírus, seguro para o aparelho e
até seguro de vida.
“O consumidor precisa acompanhar a fatura do celular. Ele tem o direito de
pedir à operadora o detalhamento da conta de celular, mesmo se tiver um
pré-pago”, orienta a especialista.
Se o cliente constatar que houve cobrança indevida, ele deve entrar em contato
com a operadora para pedir esclarecimentos e a restituição do valor. Segundo
Marta Aur, é importante que o consumidor anote o número do protocolo de
atendimento.
“Caso o problema não seja resolvido, ele pode procurar um órgão de defesa do
consumidor. Se for cobrança indevida, o consumidor tem direito a devolução dos
valores em dobro, caso tenha pago.
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