A
partir de hoje, todos os cartórios de registro civil paulistas vão oferecer aos
usuários um sistema eletrônico para emissão da segunda via de certidões de
nascimento, casamento ou óbito.
O
novo modelo só vale para certidões emitidas em São Paulo, mas deve se integrar
com cartórios de outros Estados nos próximos meses.
A
novidade do sistema integrado é que os interessados poderão pedir a certidão
via internet, pelo site www.registrocivil.org.br,
e optar por baixar um arquivo em seu computador ou recebê-la, impressa, em
qualquer um dos 836 cartórios de registro civil do Estado.
Antes
o usuário deveria ir ao cartório onde se encontra o documento e pedir a segunda
via. Se estivesse em outra cidade, o documento seria enviado pelo correio.
A
segunda via não tem prazo de validade, e o novo serviço custará R$ 22,05, o
mesmo valor adotado atualmente.
"Cada
cartório já possui essas informações digitalizadas. A novidade é que iremos
compartilhar entre eles as certidões, agilizando o processo de quem tem os
documentos em cidades diferentes da qual habita atualmente", informa Luis
Carlos Vendramin Junior, vice- presidente da Associação dos Registradores de
Pessoas Naturais do Estado de São Paulo.
A
PARTIR DE 1976
Mas
as certidões disponíveis nesta primeira etapa só serão as emitidas a partir de
1976. O prazo para as dos últimos 26 anos ficarem disponíveis no novo sistema
eletrônico será até o final de 2014.
O
grande desafio do programa será, segundo Vendramin, digitar todos os dados das
certidões para integrar o sistema único de consulta.
Desde
2005 a associação previa criar o sistema, mas empecilhos judiciais
impossibilitavam a implementação.