Atirador deixa ao menos 12 mortos na estreia do 'Batman' nos EUA

Atirador deixa ao menos 12 mortos na estreia do 'Batman' nos EUA

Um atirador deixou ao menos 12 mortos e outros 50 feridos ao disparar dentro de um cinema lotado na cidade americana de Aurora, no Estado do Colorado, na madrugada desta sexta-feira durante a estreia do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Inicialmente apontado em 14, o número de mortos foi revisto posteriormente. Esse foi o pior massacre nos EUA desde a ação de um atirador no campus da Universidade de Virginia Tech em 2007.


O suspeito pelo massacre foi detido, segundo Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, que fica a cerca de 15 km do centro de Denver e perto do local do massacre de 1999 na escola de Columbine, que deixou 13 mortos e 24 feridos. O policial afirmou que o suspeito alegou ter explosivos em sua casa, o que fez com que o prédio onde vivia fosse esvaziado e vasculhado.


De acordo com testemunhas, um homem vestido de preto e usando uma máscara lançou bombas com um gás não identificado antes de começou a atirar no Cinema Century, no shopping center Aurora, que fica no subúrbio de Denver. A sessão do filme começou à meia-noite local (3 horas de Brasília).


Horas após o ataque, o presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu uma declaração lamentando a matança e dizendo que ele e a mulher, a primeira-dama Michelle Obama, estavam "chocados e entristecidos". "Estamos diante de momentos de escuridão, de desafio, e precisamos ficar unidos como uma só família americana. Todos temos de que colocar os moradores de Aurora em nossos pensamentos e em nossas preces", diz a nota.

 

O porta-voz da polícia Frank Fania disse à rede de TV CNN que um suspeito de cerca de 20 anos foi detido em um estacionamento perto do cinema. Ele usava um colete à prova de balas e carregava um fuzil e uma pistola, mas a polícia disse acreditar que outras armas tenham sido deixadas no cinema. Informações sobre um segundo suspeito não foram confirmadas por Oates. Os motivos da ação ainda são desconhecidos.

 

"As testemunhas disseram que o homem apareceu na parte da frente da sala, mas não está claro se ele apareceu por trás da tela ou por uma das portas e começou a disparar", disse Fania. O FBI (a polícia federal americana) se juntou às investigações, mas disse não ter motivos para acreditar que se trate de um atentado terrorista.

 

Pânico no cinema

 

Uma testemunha identificada como Pam, que estava na sala atacada, contou que 30 ou 40 minutos depois do início do filme um homem entrou pela porta direita, que ficava perto da primeira fila.

 

"Ele atirou um cilindro para o alto, então comecei a ouvir o 'bang, bang, bang' de um revolver. Eu engatinhei, abaixada entre a fila de cadeiras, e por sorte estava perto da saída, então consegui escapar rapidamente. Ouvi mais tiros à medida que fugia", disse a testemunha. "Tenho quase certeza de que ele usava uma máscara. Ele jogou um cilindro para o alto, podia ser uma bomba de gás ou de gás lacrimogêneo", disse à BBC.

 

Centenas foram ao cinema com fantasias dos personagens da série para assistir ao filme. Uma testemunha disse que inicialmente o público não reparou que os disparos eram reais e aconteciam dentro da sala do cinema.

 

A radialista Brenda Stewart, da rádio americana KOA News, confirmou o relato à BBC. "Eles primeiro acharam que era parte do filme, depois, que fosse alguma espécie de brincadeira. De repente todos começaram a se jogar no chão e a correr para fugir do cinema."

 

Hayden Miller, que estava ao lado do local do atentado, disse à TV KUSA que primeiro ouviu uma explosão, depois muitos gritos. Miller, da mesma forma que outras testemunhas, pensou que o barulho fosse parte do filme.

 

Outra testemunha disse à rede de TV CNN que escutou entre dez e 20 disparos de armas de fogo e uma explosão, enquanto vários presentes citaram uma bomba, que provocou fumaça dentro da sala. Após os disparos, o alarme de incêndio disparou e o público correu para sair do local, o que pode ter deixado mais feridos.

 

A rede de notícias citou também uma testemunha dizendo que havia visto um "homem subindo vagarosamente as escadas e atirando, escolhendo aleatoriamente suas vítimas". Hospitais locais foram alertados para um "incidente com grande número vítimas".

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close