As
queixas contra os bancos do país aumentaram 19% entre janeiro e junho comparado
com o primeiro semestre de 2011. No período, a média mensal de queixas passou
de 1.031 para 1.230 registros, segundo dados o BC (Banco Central).
Os débitos não autorizados e as cobranças de serviços não contratados estão
entre as principais reclamações dos clientes dos bancos. No primeiro semestre
deste ano, do total de 7.384 queixas procedentes recebidas pelo BC, cerca de
30% se referem aos dois tipos de irregularidades. No caso da cobrança irregular
de tarifas por serviço não contratado, o volume de reclamações cresceram 63,4%,
passando de 627 para 1.025 irregularidades registradas na autoridade monetária.
“A melhor forma de prevenir é acompanhar o extrato bancário. Hoje, o consumidor
tem acesso a serviços de consulta gratuitos”, diz assessora técnica do
Procon-SP Marta Aur. O cliente tem direito, por exemplo, a consultar dois
extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de
guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento, sem cobrança de
tarifas.
No caso de movimentação atípica, o primeiro passo é acionar o banco. Se não
obtiver sucesso, ele deve procurar a ouvidoria da instituição financeira. Se o
problema não for resolvido, o correntista deve buscar um órgão de defesa do
consumidor. O cliente pode ainda registrar a sua reclamação no site do Banco Central.
Queixas contra bancos sobem 19% neste ano
irregularidades
