Tire dúvidas sobre novo pedágio eletrônico em São Paulo

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O governo do Estado inicia a implantação do Ponto a Ponto, novo sistema de pedágio eletrônico que irá substituir o Sem Parar. Por enquanto, os testes ocorrem em duas rodovias do interior de São Paulo. Tire suas dúvidas sobre o projeto:

 

O que é o sistema Ponto a Ponto?
O futuro padrão funcionará com a instalação de pórticos com antenas ao longo das rodovias. As estruturas fazem a leitura automática da passagem de veículos, registrando a cobrança de valor proporcional ao que efetivamente for percorrido. Desta forma, a cobrança seria feita por quilômetro rodado.


O Ponto a Ponto está em funcionamento? Quais serão as primeiras rodovias a receber o sistema?
Atualmente, o Ponto a Ponto funciona de forma experimental na rodovia Santos Dumont (SP 75), no trecho entre Itu (km 15) e Campinas (km 77,6). Esta semana, o sistema começa a funcionar na SP-360, que liga Jundiaí à divisa com Minas Gerais. Posteriormente, novas rodovias receberão o projeto piloto: a SP-340, entre Campinas e Mococa, e a SP 332, ligando a capital à região de Campinas.


Qual o custo da instalação do novo sistema?
Por enquanto, a Artesp divulgou apenas o custo do projeto piloto, utilizado nas duas primeiras rodovias. Neste caso, o custo é de R$ 24 milhões, custeado integralmente pelo Estado.


O motorista irá pagar mais ou menos com o novo pedágio eletrônico?
De acordo com o governo estadual, o futuro sistema resultará em cobranças mais justas. Na SP-75, por exemplo, o usuário paga hoje R$ 10,10 pelos 70,5 quilômetros de via colocados a sua disposição. Com o sistema de cobrança por trecho percorrido, o usuário que sair de Indaiatuba com destino a Campinas pagará R$ 4 ao invés dos R$ 10,10 cobrados hoje. Segundo a Artesp, o usuário fará o pagamento pré-pago, com recarga mínima de R$20 para carros de passeio e de R$ 40 para veículos pesados.


Com a implantação do Ponto a Ponto, as cabines de pedágio serão desativadas?
Não. As praças de pedágio permanecerão em funcionamento nas rodovias sob concessão. Assim como o atual Sem Parar, o Ponto a Ponto é um sistema opcional. Portanto, o motorista continuará contando com a cobrança convencional. 


Quando o Ponto a Ponto será implantado em todas as rodovias sob concessão?
A previsão da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) é que o Ponto a Ponto seja totalmente implantado em 2014, substituindo o Sem Parar, que é o atual sistema. Até lá, o Sem Parar continuará funcionando.


Quem vai administrar o sistema Ponto a Ponto?
A Artesp realizará, em data a ser informada, a licitação para a escolha da empresa que administra o sistema.


O sistema será utilizado também para rastrear a velocidade dos carros e, consequentemente, multar quem ultrapassar o limite de velocidade?
O governo estadual admite a possibilidade de fiscalização dos limites de velocidade, mas alega que essa ação só seria possível após sua ampla implantação no Estado.

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