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O
governo do Estado inicia a implantação do Ponto a Ponto, novo sistema de
pedágio eletrônico que irá substituir o Sem Parar. Por enquanto, os testes
ocorrem em duas rodovias do interior de São Paulo. Tire suas dúvidas sobre o
projeto:
O
que é o sistema Ponto a Ponto?
O futuro padrão funcionará com a instalação de pórticos com antenas ao longo
das rodovias. As estruturas fazem a leitura automática da passagem de veículos,
registrando a cobrança de valor proporcional ao que efetivamente for
percorrido. Desta forma, a cobrança seria feita por quilômetro rodado.
O
Ponto a Ponto está em funcionamento? Quais serão as primeiras rodovias a
receber o sistema?
Atualmente, o Ponto a Ponto funciona de forma experimental na rodovia Santos
Dumont (SP 75), no trecho entre Itu (km 15) e Campinas (km 77,6). Esta semana,
o sistema começa a funcionar na SP-360, que liga Jundiaí à divisa com Minas
Gerais. Posteriormente, novas rodovias receberão o projeto piloto: a SP-340,
entre Campinas e Mococa, e a SP 332, ligando a capital à região de Campinas.
Qual
o custo da instalação do novo sistema?
Por enquanto, a Artesp divulgou apenas o custo do projeto piloto, utilizado nas
duas primeiras rodovias. Neste caso, o custo é de R$ 24 milhões, custeado
integralmente pelo Estado.
O
motorista irá pagar mais ou menos com o novo pedágio eletrônico?
De acordo com o governo estadual, o futuro sistema resultará em
cobranças mais justas. Na SP-75, por exemplo, o usuário paga hoje R$ 10,10
pelos 70,5 quilômetros de via colocados a sua disposição. Com o sistema de
cobrança por trecho percorrido, o usuário que sair de Indaiatuba com destino a
Campinas pagará R$ 4 ao invés dos R$ 10,10 cobrados hoje. Segundo a Artesp, o
usuário fará o pagamento pré-pago, com recarga mínima de R$20 para carros de
passeio e de R$ 40 para veículos pesados.
Com a implantação do Ponto a Ponto, as cabines de pedágio serão desativadas?
Não. As praças de pedágio permanecerão em funcionamento nas rodovias sob
concessão. Assim como o atual Sem Parar, o Ponto a Ponto é um sistema opcional.
Portanto, o motorista continuará contando com a cobrança convencional.
Quando
o Ponto a Ponto será implantado em todas as rodovias sob concessão?
A previsão da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de
Transporte do Estado de São Paulo) é que o Ponto a Ponto seja totalmente
implantado em 2014, substituindo o Sem Parar, que é o atual sistema. Até lá, o
Sem Parar continuará funcionando.
Quem
vai administrar o sistema Ponto a Ponto?
A Artesp realizará, em data a ser informada, a licitação para a escolha da
empresa que administra o sistema.
O sistema será utilizado também para rastrear a velocidade dos carros e,
consequentemente, multar quem ultrapassar o limite de velocidade?
O governo estadual admite a possibilidade de fiscalização dos limites de
velocidade, mas alega que essa ação só seria possível após sua ampla
implantação no Estado.
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