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Uma
pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) averiguou que a
numeração dos ovos de Páscoa não traduz corretamente a informação nas
embalagens. O estudo avaliou os ovos de chocolate das marcas Nestlé, Garoto e
Lacta, nos tamanhos 12, 15, 20 e 21, constatando divergências no peso dos
produtos. Segundo os dados da Idec, para os ovos de Páscoa do tamanho 20, a
diferença da quantidade de chocolate no produto pode chegar a 75 gramas a menos,
entre marcas diferentes.
O
levantamento ressalta que não existe uma regulamentação própria para a pesagem
dos ovos de Páscoa e que cada empresatem seus próprios critérios de numeração.
Para verificar se esta medida é realmente posta em prática pelos fabricantes, o
Idec também avaliou o peso de ovos de chocolate iguais e da mesma marca. Foram
encontradas divergências nos produtos de tamanho 15 da Nestlé, que apresentaram
uma variação de 11% (25 g).
Não é a primeira vez que o instituto realiza pesquisas para avaliar a
categoria. Em 2011, um estudo verificou que as embalagens dos ovos de Páscoa
contêm informações nutricionais confusas, baseadas em frações dos produtos,
dificultando a compreensão do consumidor.
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