Entre os motivos está o próprio gênero feminino, apontam especialistas

Mulheres do Paraná vão 3 vezes mais ao médico

Estimativa da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná aponta que as mulheres procuram, em média, três vezes mais o atendimento médico que os homens. A explicação, dizem especialistas, está em questões históricas, culturais e no próprio gênero feminino. 

“A mulher tem mais sensibilidade com a saúde até pelo seu ciclo vital, com a primeira menstruação, a gestação, as modificações na adolescência e a menopausa”, avalia a enfermeira Olga Laura Peterlini, do Programa de Saúde da Mulher.
 
A natureza cuidadora das mulheres também é apontada como fator determinante. “Por questão cultural, a mulher tem essa função de cuidar, é mais sensível e preocupada. Elas atendem melhor às campanhas e, por isso, buscam mais o atendimento de saúde”, argumenta a diretora do Centro de Informação da Secretaria Municipal da Saúde, Raquel Cubas.
 
Segundo Peterlini, o exame mais procurado é o preventivo de colo de útero. No ano passado, foram 793.563 feitos – quase 7% a mais do que em 2010, quando foram 742.123 exames realizados.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close