Começa amanhã cobrança por sacolas plásticas

vida sem sacolas plásticas

DIvulgação
DIvulgação

A partir de amanhã, 80% dos supermercados de São Paulo passam a cobrar pela sacolinha plástica. Em média, o consumidor terá que desembolsar R$ 0,19 por cada uma na hora de levar suas compras.

De acordo com a Apas (Associação Paulista dos Supermercados), a previsão é de que deixem de ser distribuídas cerca de 1,7 bilhão de sacolas por ano no Estado.

O novo modelo, produzido à base de amido de milho, é biodregradável, mas a semelhança com a utilizada até a mudança deve facilitar sua adoção.

Além da sacolinha ecologicamente correta, os supermercados garantem que irão oferecer gratuitamente caixas de papelão.

Apesar do acordo entre as redes varejistas e o governo de São Paulo para a substituição dos modelos, ainda há forte resistência por parte dos fabricantes das sacolinhas de plástico.

Um estudo encomendado pelo Sindicato das Indústrias do Plástico revelou que as sacolas plásticas apresentam uma menor probabilidade de contaminação por bactérias do que as caixas de papelão e as ecobags.

Apesar da oposição de parte do empresariado, a iniciativa de São Paulo ganhou o apoio do Ministério do Meio Ambiente. A partir de 15 de março, um campanha nacional irá tentar mostrar à população as vantagens da adoção de sacolas ecológicas.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close