A MITI Inteligência realizou um mapeamento inédito sobre como as empresas aproveitaram a repercussão do case Luiza para promover suas marcas. A hashtag #LuizaEstanoCanadá entrou para a lista dos tópicos mais comentados no Twitter essa semana e rapidamente se tornou um hit na web.
Entre os dias 12 e 15 de
janeiro, o número de menções não ultrapassava 1.600 por dia. Mas, a partir do
dia 16, os números subiram exponencialmente, atingindo mais de 210 mil no dia
18 (quarta-feira).
A
repercussão é vista também nas outras redes sociais. No Youtube, o vídeo mais
exibido ultrapassava a marca de 2 milhões de visualizações no dia 18, mais de 3
milhões no dia 19 e mais de 4 milhões no dia 20. No Facebook, já foram várias
páginas criadas sobre o tema, somando quase 60 mil curtir no total.
Os
veículos de imprensa tradicional perceberam o fenômeno e veicularam diversas
notícias a respeito. Foram mais de 1.500 matérias veiculadas do dia 13 ao dia
20 apenas nos veículos de notícias online. Num movimento de retroalimentação,
essas notícias voltaram para as redes sociais, e a matéria do Jornal Hoje,
repercutiu no Twitter do G1, atingindo 5.710 compartilhamentos no microblog.
"Atentas
às redes sociais e avaliando a possibilidade de alcance do assunto, grandes
marcas nacionais, aproveitaram o momento para gerar engajamento dos
usuários", comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e
marketing da MITI Inteligência. "Envolver um assunto que está tão em alta,
como o meme da Luiza, mostra aos usuários que a empresa inova também ao
participar dos assuntos que estão em evidência nesses canais sociais, e isso só
faz contribuir para o seu relacionamento com o consumidor."
A
construtora concorrente da Aguazul, Brascon, aproveitou justamente esse gancho
e veiculou um banner fazendo uso do meme. Com o título "Luiza, pode
voltar. Tem empreendimento de primeiro mundo no Miramar", a empresa
demonstrou ousadia na estratégia de marketing e ainda utilizou a hashtag que
estava entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Um
exemplo de inovação na exploração da campanha é o da escola de idiomas Yázigi,
que tem 1.600 seguidores no Twitter e 1.015 fãs no Twitter. Embora não tenha
uma grande repercussão das suas publicações no dia a dia, através da Luiza
conseguiu potencializar esses resultados. A vinculação de um aplicativo na
sua Fanpage disponibilizando um jogo em que o usuário deve ajudar a Luiza a
combater os monstros de uma montanha, para conseguir chegar ao Brasil, já teve
mais de 244 mil acessos.
O
Magazine Luiza é um dos grandes exemplos de marcas que utilizam as redes
sociais como peça chave no planejamento de marketing. A coincidência do case
com a marca foi utilizada para promover um concurso #ALuizaNãoViu, que sorteará
um prêmio de até R$300 para a frase mais criativa sobre o que Luiza não viu no
Canadá. No dia 17, quando o case foi citado pela primeira vez, a repercussão
das menções foi potencializada em quase 250%.
Entre
elogios e críticas, o mapeamento comprova que assim como o fenômeno social
Luiza, aproveitar as oportunidades de engajamento que as redes sociais podem
proporcionar às marcas é fundamental para fortalecer sua presença nas redes e
viabilizar um estreitamento nas suas relações com o consumidor. Se beneficiar
dessa repercussão utilizando os temas que estão na em pauta nas redes sociais,
pode ser considerada uma estratégia ainda mais eficiente quando o assunto é
marcar presença junto ao consumidor moderno.