O
atendimento telefônico da PM (Polícia Militar) vai ficar mais rápido. Até o fim
do ano, o Copom (Centro de Operações) será modernizado e terá uma sede própria.
Com
isso, será possível reduzir pela metade o tempo de atendimento dos chamados e
de chegada ao local das ocorrências.
Segundo
o comandante geral da PM, coronel Álvaro Camilo, o tempo para atendimento das
ligações deve cair de 30 para 15 segundos com a modernização do sistema de
comunicações.
“Os
Copons serão interligados. Se houver fila, outra unidade receberá a ligação e
repassará os dados para o local de origem”.
O
tempo de chegada de uma viatura ao local do crime deve cair de quatro para dois
minutos. Na periferia, a meta é reduzir de 15 para sete minutos.
Além
disso, até a Copa de 2014, haverá atendimento em 10 idiomas, entre eles
francês, alemão e mandarim. Hoje, são 25 operadores bilíngues que falam inglês
ou espanhol.
Por
dia, os 70 atendentes da capital recebem 42 mil ligações. Aos finais de semana,
são 46 mil. No Estado, as 14 centrais atendem 150 mil chamados
diariamente.
O
mapeamento virtual das áreas mais perigosas também deve otimizar o trabalho da
PM. As viaturas ficam em pontos estratégicos para facilitar o acesso, caso
ocorra algum crime.
Novo
QG
A
nova sede do Copom deve começar a ser construí- da em abril, ao lado do quartel
da PM, na Luz. O 1º andar será reservado para o Centro de Operações e o de
Controle e Comunicação Integrado.
Quando
houver grandes eventos, ficarão lá gestores de diversos órgãos, como Polícia
Civil, CET, Bombeiros e Defesa Civil.