Brasileiro perde 101 bi de benefícios

pontos de cartões

Os consumidores brasileiros perdem por ano 101,33 bilhões de pontos nos programas de recompensas dos cartões de créditos por falta de conhecimento, utilização ou cancelamento do produto. Segundo dados do BC (Banco Central), o volume representa 21,5% dos 471,47 bilhões de pontos adquiridos pelos clientes de cartão de crédito em 2010.

Os dados mostram que os consumidores conseguem converter apenas 14% dos pontos em recompensas efetivas. Com os pontos perdidos pelos clientes no ano, convertidos em milhas, seria possível emitir cerca de 6 milhões de passagens aéreas entre o Brasil e qualquer país da América do Sul.

Em geral, os consumidores perdem os pontos por falta de conhecimento sobre programas de benefícios. Além disso, a dificuldade em transformar os pontos em prêmios desestimula muitos clientes.

Cada dólar gasto no cartão pode gerar entre um e dois pontos, de acordo com a instituição financeira. No entanto, para conseguir converter o benefício em prêmios de maior valor, o cliente precisa acumular muitos pontos.

Reclamações sobre milhagem

Segundo levantamento da Proteste,  as queixas relacionadas aos planos de milhagem de companhias aéreas representaram 34,84% do total de reclamações do setor em 2011, contra 30,15% em 2010.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close