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Os
consumidores brasileiros perdem por ano 101,33 bilhões de pontos nos programas
de recompensas dos cartões de créditos por falta de conhecimento, utilização ou
cancelamento do produto. Segundo dados do BC (Banco Central), o volume
representa 21,5% dos 471,47 bilhões de pontos adquiridos pelos clientes de
cartão de crédito em 2010.
Os dados mostram que os consumidores conseguem converter apenas 14% dos pontos
em recompensas efetivas. Com os pontos perdidos pelos clientes no ano,
convertidos em milhas, seria possível emitir cerca de 6 milhões de passagens
aéreas entre o Brasil e qualquer país da América do Sul.
Em geral, os consumidores perdem os pontos por falta de conhecimento sobre
programas de benefícios. Além disso, a dificuldade em transformar os pontos em
prêmios desestimula muitos clientes.
Cada dólar gasto no cartão pode gerar entre um e dois pontos, de acordo com a
instituição financeira. No entanto, para conseguir converter o benefício em
prêmios de maior valor, o cliente precisa acumular muitos pontos.
Reclamações sobre milhagem
Segundo levantamento da Proteste, as queixas relacionadas aos planos de
milhagem de companhias aéreas representaram 34,84% do total de reclamações do
setor em 2011, contra 30,15% em 2010.
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