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Esta
notícia não é novidade. A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de
telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos
Procons em 2011, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira pelo Departamento
de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.
Do
total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado,
81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894),
Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102).
De
acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos
consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia
móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos
celulares (5,44%).
Além
disso, 35,46% das queixas dizem respeito a cobranças indevidas ou com
informações insuficientes, enquanto 19,99% tratam de ofertas não realizadas.
Outros 11,62% das reclamações estão relacionados a contratos não cumpridos e
11,19%, a denúncias de má qualidade em produtos e serviços prestados.
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