Ceias x Dietas: aprenda a manter o controle

Ceias x Dietas: aprenda a manter o controle

Ceia de Natal deve conter alimentos saudáveis. Oliveromg/ Shutterstock
Ceia de Natal deve conter alimentos saudáveis. Oliveromg/ Shutterstock

Muitas pessoas aproveitam as festas de fim de ano para extinguir a dieta e se render aos apelos de uma mesa farta. Nesse momento é importante lembrar que muitas vezes a “fartura” resulta em indisposição e ganho de peso, já que são refeições pesadas e com alto teor de gorduras. Além disso, conceder férias à dieta pode ser mais prejudicial do que se imagina, pois as células de gordura de uma pessoa que está em processo de emagrecimento absorvem e armazenam com mais facilidade os nutrientes. 

Para aproveitar as delicias das ceias e festas e não sair da dieta, a nutricionista Nairana Borim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, dá algumas dicas práticas e úteis. A especialista defende também que as festas não são feitas apenas de comida, mas de convívio e podem proporcionar muita diversão. “Converse, dance, faça novos amigos. Não dispense as atividades físicas nessa época do ano e nunca chegue às festas com muita fome” explica.

Veja outras dicas: 

Não pule as refeições e faça lanches intermediários

Evite ficar mais de três horas sem se alimentar. Consuma frutas, iogurtes, barras de cereais ou sanduíches leves. Essas medidas fazem com que você não tenha muita fome na hora da ceia e consiga ser mais seletivo na escolha dos alimentos.

Comece as refeições pelas saladas cruas

As verduras contêm fibras e ajudam na sensação de saciedade, além de serem menos calóricas. É preciso ter cuidado apenas com os temperos. Os molhos prontos e à base de maionese ou creme de leite, são muito calóricos e gordurosos. Para substituí-los, abuse de ervas aromáticas, iogurte desnatado, limão e vinagre balsâmico.

Dê preferência para carnes brancas

As carnes mais indicadas e que podem ser muito saborosas são o peito de peru, chester ou peixe, de preferência assadas, cozidas ou grelhadas. Consuma com moderação as opções de pernil, lombo, leitão ou tender.

Os petiscos típicos dessa época são perigosos

Consuma moderadamente castanhas, nozes, amêndoas, avelã e outros tipos de frutas secas (damascos, ameixas ou uvas passas), pois, apesar de saudáveis, são bastante calóricas. As frutas cristalizadas devem ser evitadas. Elas são revestidas de açúcar refinado e por isso se tornam mais calóricas.

Evite bebidas alcoólicas

Além de muito calóricas, elas desidratam o organismo.

Escolha bem!

Na hora da ceia, observe as opções e tente optar pelas mais diferentes e/ou elaboradas, que você dificilmente comerá no dia a dia. Essa ação ajuda a aproveitar os pratos diferentes e evita que misture vários alimentos.

Ah! Os doces...

Procure escolher apenas uma opção e, se possível, prefira os doces à base de frutas.

A receita abaixo foi selecionada especialmente por Alexandre Ribeiro, Chef do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como uma alternativa de sobremesa saudável e saborosa. 

 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade