Como driblar as festas sem uns quilinhos a mais?

Festas de final de ano

Divulgação
Divulgação

Frequentemente as pessoas comentam o ganho de alguns “quilinhos” durante as festas. Mas, será que é possível evitar?


Pensando nisso, selecionamos alimentos típicos natalinos e suas características nutricionais para que você possa aproveitar todos os eventos e, ao mesmo tempo, saber o que optar para se manter em forma.


• Carnes

Dê preferência às carnes magras assadas, grelhadas ou cozidas e retire as peles, pois apresentam alto teor de gordura e caloria.


Evite: Carne de porco, leitão e pernil.


Prefira: Frango sem pele, peru, chester e bacalhau.


Você Sabia: O bacalhau, além de conter baixo teor de gordura, possui ômega 3, que traz diversos benefícios a saúde como redução dos níveis de colesterol sanguíneo. Atente-se apenas ao modo de preparo, pois geralmente são servidos regados no azeite.


• Acompanhamentos

O prato deve apresentar cores variadas. Por isso, abuse dos legumes e das verduras que são ricos em fibras e, por isso, favorecem a sensação de saciedade.


Evite: bolinhos fritos, preparações com queijos gordurosos e embutidos em geral.


Prefira: Leguminosas, cuscuz de legumes, salpicão de frango e legumes, arroz com nozes e risoto com arroz integral.


Você sabia: As oleaginosas (nozes e castanhas) contêm vitaminas e minerais, benefício antioxidante e gorduras consideradas mais saudáveis. Entretanto, são calóricas e devem ser consumidas com moderação.


• Bebidas

Beba apenas a taça do brinde e no dia seguinte hidrate-se com muita água


Evite: Beber em excesso bebidas alcoólicas.


Prefira: sucos naturais e água de coco.


Você sabia: Cada grama de álcool possui 7 kcal!


• Sobremesas

As sobremesas desta época do ano são uma atração a parte. No entanto, podem ser a armadilha da dieta. Uma boa saída é, após a Ceia de Natal e Ano Novo, consumir uma fruta. Se isto não tirar sua vontade de doces, veja nossas sugestões:


Evite: bolo de reis, rabanada tradicional, panetone, pudins e pavês.


Prefira: frutas secas e da estação (pêssego, manga, uva, ameixa), castanhas, nozes, rabanada assada e preparações à base de frutas.


Você sabia: Tanto a versão tradicional do panetone como a com gotas de chocolate apresentam quantidades enormes de açúcar e gordura, que estão relacionados com o desenvolvimento da obesidade. Segundo a Pro Teste, uma fatia de panetone (80g) apresenta 271 Kcal.




Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close