Impostos encarecem festas de Natal

Do enfeite à ceia

Do enfeite à ceia, carga tributária sobre produtos pode chegar a 76,6%- Divulgação
Do enfeite à ceia, carga tributária sobre produtos pode chegar a 76,6%- Divulgação

A carga tributária dos principais produtos consumidos pelos brasileiros nas festas de final do ano pode chegar a 76,66%. A tradicional ceia, se acompanhada de chester ou pernil e um vinho, tem 54,73% de impostos embutidos, ultrapassando a metade do valor agregado ao produto, segundo a consultoria BDO RCS.

As bebidas alcóolicas apresentam as maiores cargas tributárias. Na liderança está a caipirinha, com 76,66%, seguida pela garrafa de espumante ou champanhe (59,49%) e cerveja (55,6%). Se optar por uma refeição fora de casa ou ficar em um hotel, a ceia em um restaurante acompanha 32,31% de tributos e a hospedagem, 29,52%.

“O peso dos tributos aparece até na hora de montar uma árvore de Natal”, afirma José Santiago da Luz, sócio diretor da divisão de auditoria da BDO RCS. Segundo a consultoria, um presépio, enfeites e a própria árvore de Natal carregam 35,93%, 48,02% e 39,23% de tributos, respectivamente.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close