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Divulgação
O Tamagotchi, o pequeno ovo eletrônico que introduziu o conceito de animal de estimação virtual, completa nesta quarta-feira 15 anos após ter recebido os cuidados de 78 milhões de usuários e protagonizado mais de um estudo sociológico.
"Realmente ninguém esperava que se transformasse em algo tão grande",
afirmou à Agência Efe Hiraku Minamika, um dos porta-vozes da fábrica de
brinquedos japonesa Bandai, que destacou o "prazer e a honra" de
comemorar esse aniversário. A versão do Tamagotchi que foi lançada em 23 de
novembro de 1996 era uma tela com forma de ovo e o tamanho de um chaveiro que
mostrava uma espécie de passarinho virtual, que devia receber alimento, higiene
e carinhos por meio de três botões.
Com os cuidados apropriados, o Tamagotchi completava geralmente um ciclo
natural --nascia, crescia e morria-- em cerca de 20 ou 25 dias, o que criava no
usuário um senso de responsabilidade virtual pela dependência do animal de
estimação.
Desde que foi criado o primeiro modelo de Tamagotchi (nome que vem da palavra
japonesa "tamago", que significa "ovo"), foram lançadas
mais de 35 versões do produto original no mundo todo.
No início, o brinquedo foi criado para distrair meninas a partir de 6 anos,
embora sua proposta tenha atraído também jovens, homens e mulheres.
A edição de 1996 vendeu em apenas três anos cerca de 40 milhões de unidades,
revolucionando o conceito de entretenimento.
Seu repentino sucesso fez com que a Bandai apostasse firme no produto em 2004,
que "deixou de ser apenas um brinquedo para se transformar em um
personagem" com sua própria série de animação para televisão, que ainda é
exibida no Japão, e um filme em 2007, acrescentou Minamika.
Desde então, o ovo cibernético conta com aplicativos para celulares, aprendeu a
tocar música em seu modelo americano "Music Star" e protagonizou
versões para consoles de videogames.
Em 2004, saiu do forno a versão "Tamagotchi Additional", que já
vendeu até o momento 38 milhões de unidades em 54 países; em 2008, foi lançado
o modelo com tela colorida, e em 2009 o chamado "Tamagotchi iD"
permitiu ampliar seus jogos e personalizar o animal de estimação através de
downloads em celulares.
A Bandai lançou nesta quarta-feira no Japão uma versão especial,
"Tamagotchi iD L 15th Anniversary", para comemorar o aniversário de
uma de suas invenções mais bem-sucedidas e que, por cerca de US$ 65 permite
jogar com até 32 personagens diferentes.
O Tamagotchi, no entanto, não foi um fenômeno livre de polêmicas, já que quando
foi lançado alguns psicólogos, como os da Universidade Teikyo em Tóquio,
alertaram sobre os graves transtornos de ansiedade, insônia e falta de
socialização que o brinquedo podia causar nas crianças.
Naquele momento foi analisado o perigo de uma invenção que, para os
especialistas, também podia causar depressão e a frustração de seus usuários
quando a falta e o excesso de cuidados ao animal de estimação virtual
provocavam sua morte por indigestão, obesidade, solidão, fome ou falta de
carinho.
Quando estava em seu auge no Japão, o Tamagotchi chegou a causar problemas
sociais, como desatenção no trabalho e inclusive acidentes de trânsito
ocorridos enquanto os motoristas atendiam as necessidades de seus animais de
estimação virtuais.
Na ocasião, surgiram iniciativas como creches para o Tamagotchi, onde uma
empregada alimentava e cuidava dos animais de estimação e sites que funcionavam
como "cemitérios virtuais" para os que morriam.
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