Saiba como decorar um ambiente pequeno

Saiba como decorar um ambiente pequeno

Shutterstock


Em apartamentos pequenos, otimizar o espaço de forma criativa é fundamental para se compor um ambiente organizado e aconchegante. Com dimensões reduzidas, o mais importante é distribuir bem a mobília e evitar o acúmulo de objetos.

Uma boa alternativa é dar preferência aos chamados móveis empilháveis ou dobráveis, peças retráteis e objetos e acessórios que se encaixam na parede, com economia considerável do espaço disponível do local.

O mercado oferece uma variedade de objetos desse tipo, tais como cadeiras de empilhar, sofás tricama, módulos deslizáveis e mesas e camas retráteis. “Móveis assim são mais procurados por casais sem filhos, que vivem em apartamentos ou casas de 50 a 60 metros quadrados. Em locais com menos espaço, esse tipo de mobília ganha destaque especial”, afirma a arquiteta Denise Neves, da Arche Integrada.

Segundo ela, as pessoas hoje em dia buscam praticidade, independentemente do local onde moram. Os móveis empilháveis são fáceis de guardar e transportar, além de darem um toque diferente no design de apartamentos de um quarto ou quitinetes.

“A tendência é criar facilidade em espaços, alternativas criativas de fácil manutenção e econômica, ou seja, de bom custo-benefício”, diz a arquiteta.

Comparação

A qualidade dos móveis empilháveis ou dobráveis não é diferente do mobiliário comum, segundo Denise. A resistência é a mesma, porém são mais leves e a durabilidade costuma ser maior, visto que são manipulados com maior frequência que os móveis tradicionais.

Dois cômodos no mesmo ambiente

Norma Scaglione, dona da empresa Camaflage, única que fabrica camas retráteis no país, diz que decorar ambientes com pouco espaço exige criatividade e bom-senso. Seu primeiro projeto dessa natureza foi um cômodo transformado em home office e quarto de hóspede.

“Em um quarto de três metros quadrados, instalei uma peça com cama de viúva, armário de três portas, com aproveitamento do canto, mais escrivaninha”, afirma. Segundo ela, projetos desse tipo são cada vez mais usados em apartamentos menores.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close