Veja dicas para economizar nas contas em casa

Veja dicas para economizar nas contas em casa

Foto: http://www.sxc.hu/


Em pleno segundo semestre de 2011, uma das principais dificuldades e preocupações das famílias são as contas e principalmente como economizar durante o fim do ano.

Para tirar suas dúvidas e dar dicas de como evitar gastos desnecessários no lar, o Portal da Band conversou com o presidente do conselho e diretor da economia da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Roberto Vertamatti.

Confira abaixo as dicas de como diminuir os gastos em casa

1 – Anote todos os seus gastos

“É importante anotar todos os gastos mensais da residência, assim há a possibilidade de poder comparar o que foi gasto e no que pode ser cortado para economizar, ou seja o que é supérfluo.”

2 – Envolva toda a família nas contas da casa

“É importante todo mundo que more junto conheça as contas um do outro, assim é possível ter consciência dos gastos que podem ser desnecessários e entrar num consenso do que cortar e economizar. Ter um caixa único para a casa é fundamental."

3 – Invista o que é gasto com o supérfluo em necessidades futuras

“Investir em fatores como aposentaria, seguro e saúde são maneiras de evitar os maiores gastos no futuro. É um bom modo de precaução.”

4 – Consuma de modo consciente

“É preciso aprender a consumir de um modo consciente. Vinte por cento das compras brasileiras, em média, são desperdiçadas. Por exemplo, quando presenciamos uma promoção de frutas acabamos comprando em grande quantidade, porém raramente após a compra são consumidas, sendo, na maioria das vezes, jogadas fora.”

5 – Conheça as suas contas

“Hoje o tributo nas contas de água, energia elétrica e celular são muito altos. Tenha consciência de como consumir estes fatores. No caso de energia elétrica, o que mais gasta é o chuveiro elétrico. Na posição verão, ele consume 40% a mais que a posição inverno. Já uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia. É necessário ter um critério para o consumo destes três fatores.”

6 – Evite o cartão de crédito e o cheque especial

“Se individuar com o cartão e o cheque especial é o que acontece com a grande maioria da população brasileira. Jamais tenha divida no cartão de crédito e no cheque especial. Sei que em casos de urgência é necessário, mas imediatamente procure um empréstimo para cobrir estas dívidas, afinal os juros são absurdamente caros. Um empréstimo bancário ou um consignado são boas opções para escapar das grandes cobranças.”

7 - Compras no supermercado

“Leve uma lista do que você realmente precisa comprar, assim você evita cair em tentações de promoções e novos produtos. Outra fator importante é em relação às crianças. Se não tiver como deixá-las em algum lugar e levá-las ao estabelecimento converse sobre o que elas podem consumir e as leve após alguma refeição.”

8 - Previna diante dos gastos 

"A partir do segundo semestre já comece a economizar uma pequena quantia em uma poupança para gastos, como por exemplo, matrícula e material escolar, IPTU e IPVA (no caso dos que possuem veículos). Essa dica também vale para casos de emergência como perda de emprego, perda familiar, entre outros.”

9 - Organize as suas contas

“Reúna as suas contas sempre no mesmo lugar e separadas pelas datas de vencimento, assim é possível evitar atrasos e também riscos de corte em fatores básicos, como água e eletricidade.”

10 - Saúde

"Conheça bem o seu plano de saúde e veja o que realmente é necessário para você. Às vezes um plano muito mais caro pode ter fatores que você nunca usará, diferente de outros mais baratos. Já no caso de remédios é importante conversar sempre com o seu médico para saber se existe algum genérico para o medicamento que você precise.”

11 - Meio de Transporte

“No caso do carro, é como se fosse um filho, principalmente porque o seu custo é muito elevado. Procure sempre fazer a manutenção corretamente conforme a orientação do fabricante. Apesar de ser um gasto no início é algo necessário para evitar valores muito maiores no futuro. No caso de dívidas, se tiver um carro novo, não pense duas vezes em trocá-lo por um carro usado, pelo menos enquanto não houver uma recuperação financeira."

“É importante nunca se esquecer de guardar dinheiro para gastos posteriores, entre eles um acidente e o IPVA, cobrança que existe todos os anos. É valido não se esquecer de que nas cidades brasileiras é preciso ter seguro, então inclua-o na conta do veículo. Se existirem opções públicas e mais econômicas próximas e acessíveis não pense duas vezes em pegar um metrô ou um ônibus, assim você economizará em gastos como combustível e estacionamento, e ainda deixará de prejudicar o meio ambiente.”

12 - Lazer e refeições

"Se houverem costumes como almoçar fora todo domingo e estiver em crise, corte isso imediatamente. Procure novas alternativas para evitar gastos, como por exemplo comprar comida e almoçar em casa. Já no caso de lazeres culturais, se a família gosta de ir ao cinema ou ao teatro toda semana, procure novas alternativas como apresentações e shows gratuitos. Muitas vezes estes passeios podem ser os melhores tanto financeiramente  como culturalmente e pedagogicamente para a criança já ter consciência econômica.”

13 - Viagens

“Procure viajar em momentos fora de temporada, que são períodos onde os preços estão muito mais elevados. Outro modo é comprar comida e o que for consumir nas viagens, antes da própria viagem.”

14 - Presentes

“Procure entender as pessoas e conhecê-las melhor para escolher o presente na qual elas se identificam mais. Não é preciso dar presentes caros.”

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close