Pesquisa revela : Apenas 42,8% dos alunos sabem somar

O
resultado de uma avaliação aplicada em escolas municipais, estaduais e privadas
de todas as capitais do país, revelou que apenas 42,8% dos estudantes
aprenderam o que era esperado em matemática. O resultados tiveram grande
variação entre as regiões do país e as redes de ensino pública e privada.
A média nacional foi 171,1 pontos - abaixo do nível determinado como
aprendizado adequado. O aluno precisaria atingir 175 para ser considerado apto
a resolver problemas envolvendo notas e moedas, além de dominar a adição e a
subtração.
As habilidades dos estudantes com os números também foi superior na rede
privada, cuja média foi 211,2 pontos contra 158 na pública. Os alunos do Norte
e Nordeste também tiveram resultados inferiores – 152,6 e 158, 2 pontos
respectivamente – em relação aos participantes do Sul (185 pontos), Sudeste
(179 pontos) e Centro-Oeste (176 pontos).
A Prova ABC é uma parceria do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo
Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Inep (Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais). A avaliação utilizou a mesma escala da
desempenho adotada pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), exame
aplicado pelo MEC (Ministério da Educação) aos alunos do 5° e 9° do ensino
fundamental. Por esse modelo, o aluno tem o aprendizado considerado adequado
quando atinge 175 pontos.
O resultado da avaliação também apontou que mais de 40% dos alunos que
concluíram o 3° ano do ensino fundamental não têm o aprendizado em leitura
esperado para essa etapa. Isso significa que não dominam bem atividades como
localizar informações em um texto ou o tema de uma narrativa.
Enquanto os alunos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram desempenho
acima da média nacional – chegando a 197 pontos no Sul – os do Norte e Nordeste
atingiram, respectivamente, 172 e 167 pontos. Os resultados também variam entre
as escolas públicas e particulares: a média dos estudantes da rede pública foi
175,8 pontos, contra 216,7 entre os da rede privada.
Os alunos que participaram da prova também fizeram uma redação para avaliar
competências como coesão, coerência e adequação do texto ao tema proposto, além
da observação das normas ortográficas e de pontuação. O desempenho esperado, em
uma escala de 0 a 100, era pelo menos 75 pontos. Mas a média nacional foi 68,1,
sendo a nota dos alunos das escolas públicas seis pontos inferior a essa média
e a dos estudantes da rede privada, 18 pontos superior.