Motoristas se queixam de custo de manutenção

Motoristas se queixam de custo de manutenção

Os custos que envolvem a propriedade do automóvel representam o principal fator de insatisfação entre os motoristas brasileiros, em especial entre donos de carros subcompactos e compactos.

A conclusão é do estudo “2011 Brasil Vehicle Ownership Satisfaction StudySM – VOSS”, realizado em 2011 pela consultoria J.D. Power do Brasil.

Em uma escala de mil pontos, na qual a pontuação maior indica maior satisfação, o índice de satisfação foi, em média, de 743 pontos. O resultado coloca os brasileiros em segundo lugar entre os motoristas mais insatisfeitos entre sete países pesquisados pela consultoria, ficando apenas atrás dos italianos.

Segundo a pesquisa, realizada com 5 mil pessoas, 31% dos brasileiros citam o custo de propriedade como principal fator de insatisfação. O item inclui o consumo de combustível, o valor do seguro e o custo de manutenção/reparos. Na sequência, aparecem o apelo do veículo (28%), que inclui desempenho, design, conforto e recursos; experiência com o serviço prestado pela concessionária (23%) e a qualidade e confiabilidade do veículo (17%).

No Brasil, a insatisfação é maior entre os proprietários de modelos mais baratos. Cerca de 20% dos donos de carros subcompactos e compactos declaram que os gastos com os serviços foram “muito maiores” do que o esperado. Nesse sentido, a insatisfação com o custo dos serviços e do seguro foi acentuada.

“Os proprietários dos modelos subcompactos e compactos estão gastando uma proporção muito maior de seus rendimentos com todos os custos associados aos seus veículos”, afirma Jon Sederstrom, diretor-geral da J.D. Power do Brasil.

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