Os
custos que envolvem a propriedade do automóvel representam o principal fator de
insatisfação entre os motoristas brasileiros, em especial entre donos de carros
subcompactos e compactos.
A conclusão é do estudo “2011 Brasil Vehicle Ownership Satisfaction StudySM –
VOSS”, realizado em 2011 pela consultoria J.D. Power do Brasil.
Em uma escala de mil pontos, na qual a pontuação maior indica maior satisfação,
o índice de satisfação foi, em média, de 743 pontos. O resultado coloca os
brasileiros em segundo lugar entre os motoristas mais insatisfeitos entre sete
países pesquisados pela consultoria, ficando apenas atrás dos italianos.
Segundo a pesquisa, realizada com 5 mil pessoas, 31% dos brasileiros citam o
custo de propriedade como principal fator de insatisfação. O item inclui o
consumo de combustível, o valor do seguro e o custo de manutenção/reparos. Na
sequência, aparecem o apelo do veículo (28%), que inclui desempenho, design,
conforto e recursos; experiência com o serviço prestado pela concessionária
(23%) e a qualidade e confiabilidade do veículo (17%).
No Brasil, a insatisfação é maior entre os proprietários de modelos mais
baratos. Cerca de 20% dos donos de carros subcompactos e compactos declaram que
os gastos com os serviços foram “muito maiores” do que o esperado. Nesse
sentido, a insatisfação com o custo dos serviços e do seguro foi acentuada.
“Os proprietários dos modelos subcompactos e compactos estão gastando uma
proporção muito maior de seus rendimentos com todos os custos associados aos
seus veículos”, afirma Jon Sederstrom, diretor-geral da J.D. Power do Brasil.
Motoristas se queixam de custo de manutenção
Motoristas se queixam de custo de manutenção
