Tomate e cebola são vilões da inflação no ano

Tomate e cebola são vilões da inflação no ano

Quem não vive sem tomate e cebola está gastando mais em 2011. Os dois itens alimentícios tiveram a maior alta de preços na média do País no primeiro semestre do ano, de 70,4% e 43,8%, respectivamente. As despesas também ficaram maiores para quem costuma comprar manga, polpa de açaí e couve-flor. Os três subiram mais de 40% até junho.


Os números são do relatório de inflação divulgado na última quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período, a variação do IPCA, o índice geral de preços ao consumidor, foi de 6,71%.  


Se o tomate e a cebola encareceram, os preços da carne, do arroz e do feijão caíram e, assim, fizeram uma compensação nas contas das refeições dos consumidores brasileiros. De janeiro a junho, o filé mignon ficou 27,4% mais barato, o valor pago pelo feijão diminuiu 18,5%, e arroz passou a custar 8,5% menos.


Os fãs de limão e tangerina também podem sentir um alívio no bolso. As duas frutas lideraram as quedas de preços no Brasil janeiro a junho, com baixas de 44,3% e 30,37%, segundo o IBGE.


Quando não considerados os alimentos, que em geral têm uma variação percentual mais expressiva, por terem preços mais baixos de que outros itens, como de vestuário, o vilão da inflação no primeiro semestre foi o curso de auto-escola. As aulas de direção ficaram 12,4% mais caras, seguidas de perto pelos serviços bancários, cujos preços subiram 12% de janeiro a junho.


Roupas de banho e agasalhos femininos também tiveram fortes altas, de 11,2% e 10,8%, respectivamente.

Por outro lado, para quem pretende comprar um televisor, o momento pode ser bom. Os preços caíram 10,24% no semestre, baixa que só perdeu para o custo das excursões, que diminuíram 10,7%. Máquinas fotográficas, de costura e aparelhos de DVD também aparecem entre as principais baixas do primeiro semestre de 2011, com quedas superiores a 5%.

 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close