Venda de plugs e tomadas antigas é proibida a partir desta sexta

Venda de plugs e tomadas antigas é proibida a partir desta sexta

Divulgação


A partir desta sexta-feira, as lojas só poderão comercializar plugs e tomadas que estiverem de acordo com o novo padrão brasileiro. O formato (compulsório por meio da Portaria 185, de julho de 2000) "está totalmente implementado, com mercado abastecido, baixo índice de irregularidades de produtos à venda e sem abuso de preços ao consumidor", segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O mercado brasileiro agora só tem dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos redondos.


"Inclusive em cidades mais remotas do País, o comércio só vende plugues e tomadas dentro do padrão, o que comprova que a indústria e a revenda se adequaram. É uma constatação dos últimos dois anos, por meio de ações de acompanhamento do mercado. Fiscalizações contínuas promovidas pelos agentes do Inmetro apontam que as irregularidades nos produtos não passaram de 3%, abaixo do percentual máximo tolerado internacionalmente (5%)", disse o diretor da Qualidade, Alfredo Lobo, em nota.


Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento. O terceiro pino faz o papel do fio terra. Antes da padronização, o consumidor contava com cerca de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes, tanto de produtos fabricados no País como de importados. Dados do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo indicavam que, em uma década, cerca de 6 mil incêndios foram provocados por curtos-circuitos devido a conexões incorretas entre plugues e tomadas, apenas na área de atuação da corporação.


Os novos pinos têm diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deve constar na embalagem dos produtos. O Inmetro recomenda a troca nas residências de tomadas antigas por novas, entretanto existem adaptadores.

 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close