Todo
o processo de "dar partida no carro quando o tempo está frio" pode
ser um grande problema para as pessoas que vivem na região Norte dos Estados
Unidos e, principalmente, para aquelas que vivem em lugares muito frios, como o
Alasca. Há três fatores que explicam por que é difícil dar partida nos carros
nessa situação.
1 - A
gasolina, como qualquer outro líquido, evapora menos quando está frio. Você já deve ter visto
isso – se você jogar água numa calçada quente, ela irá evaporar muito mais
rápido do que em um lugar frio, como uma calçada na sombra. Quando fica muito
frio, a gasolina evapora lentamente, assim, é mais difícil queimá-la (a gasolina
deve ser vaporizada para queimar). Algumas pessoas borrifam éter em seus
motores no inverno para ajudá-los a dar partida. Isto porque o éter evapora
melhor do que a gasolina no frio.
2 - O óleo fica mais denso quando está frio. Provavelmente, você sabe que a calda de um doce ou mel frios no refrigerador são muito mais grossos do que quando estão quentes. Com o óleo acontece a mesma coisa. Assim, quando tentamos dar partida no motor frio, o motor encontra resistência para girar em meio ao óleo mais pegajoso e isso o torna mais difícil de ser acionado. Em regiões realmente frias, as pessoas devem usar óleo sintético no motor porque este tipo de óleo mantém-se líquido em baixas temperaturas.
3 - As baterias
também apresentam problemas no frio. A
bateria é uma caixa cheia de substâncias químicas que produzem elétrons. As
reações químicas nas baterias dão-se mais devagar quando ela está fria, assim
ela produz menos elétrons. Portanto, o motor de partida tem menos energia para
funcionar quando tenta fazer o motor funcionar e isso faz com que o motor gire
de forma mais lenta.
Estes
três problemas podem impossibilitar a partida do motor quando o tempo está
muito frio. Às vezes as pessoas deixam seus carros em garagens aquecidas ou
utilizam "aquecedores de bloco" para contornar estes problemas. O
aquecedor de bloco é um pequeno aparelho elétrico que vai instalado no bloco do
motor, num dos orifícios de segurança para o caso de congelamento do líquido
refrigerante, e que, ligado numa tomada na parede, mantém o motor
aquecido.