Por que é tão difícil dar partida no inverno?

Por que é tão difícil dar partida no inverno?

Todo o processo de "dar partida no carro quando o tempo está frio" pode ser um grande problema para as pessoas que vivem na região Norte dos Estados Unidos e, principalmente, para aquelas que vivem em lugares muito frios, como o Alasca. Há três fatores que explicam por que é difícil dar partida nos carros nessa situação.

 

1 - A gasolina, como qualquer outro líquido, evapora menos quando está frio. Você já deve ter visto isso – se você jogar água numa calçada quente, ela irá evaporar muito mais rápido do que em um lugar frio, como uma calçada na sombra. Quando fica muito frio, a gasolina evapora lentamente, assim, é mais difícil queimá-la (a gasolina deve ser vaporizada para queimar). Algumas pessoas borrifam éter em seus motores no inverno para ajudá-los a dar partida. Isto porque o éter evapora melhor do que a gasolina no frio. 
 

2 - O óleo fica mais denso quando está frio. Provavelmente, você sabe que a calda de um doce ou mel frios no refrigerador são muito mais grossos do que quando estão quentes. Com o óleo acontece a mesma coisa. Assim, quando tentamos dar partida no motor frio, o motor encontra resistência para girar em meio ao óleo mais pegajoso e isso o torna mais difícil de ser acionado. Em regiões realmente frias, as pessoas devem usar óleo sintético no motor porque este tipo de óleo mantém-se líquido em baixas temperaturas.


3 - As baterias também apresentam problemas no frio. A bateria é uma caixa cheia de substâncias químicas que produzem elétrons. As reações químicas nas baterias dão-se mais devagar quando ela está fria, assim ela produz menos elétrons. Portanto, o motor de partida tem menos energia para funcionar quando tenta fazer o motor funcionar e isso faz com que o motor gire de forma mais lenta.

 

Estes três problemas podem impossibilitar a partida do motor quando o tempo está muito frio. Às vezes as pessoas deixam seus carros em garagens aquecidas ou utilizam "aquecedores de bloco" para contornar estes problemas. O aquecedor de bloco é um pequeno aparelho elétrico que vai instalado no bloco do motor, num dos orifícios de segurança para o caso de congelamento do líquido refrigerante, e que, ligado numa tomada na parede,  mantém o motor aquecido.

 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close