Continua após os destaques >>
Pesquisadores
de três instituições americanas de ensino – Rice University, University of
Texas-San Antonio (UTSA) e University of Minnesota – constataram que o consumismo
ostensivo por parte dos homens geralmente é motivado pelo desejo de ter casos
amorosos sem compromisso.
“Este
estudo sugere que, para alguns homens, produtos caros e chamativos – como um
luxuoso carro esportivo – podem desempenhar a mesma função que a plumagem de um
pavão”, explica Jill Sundie, professor de marketing da UTSA e autor do estudo.
Dessa
forma, assim como o pavão exibe sua cauda colorida para atrair possíveis
parceiras, alguns homens ostentam bens vistosos, como carros esportivos em
cores vibrantes, para chamar a atenção das mulheres. A equipe de
pesquisa constatou que os homens que seguem tal estratégia só estão
interessados em relacionamentos sexuais de curto prazo. Ao analisar mais de mil
participantes, os pesquisadores perceberam que possuir um Porsche ou outro
artigo chamativo de luxo deixa o homem mais atraente aos olhos femininos do que
possuir um produto não considerado luxuoso, como um carro popular.
A história, porém, deve parar por aí.
Segundo explicam os autores do estudo, apesar da mulher se sentir atraída por
um homem ao volante de um carrão, ele não é visto e desejável como um futuro
marido ou parceiro de um relacionamento sério. A dedução das mulheres em
relação ao consumismo exacerbado dos homens foi de que eles só estariam
interessados em sexo casual. “Podemos pensar que possuir itens de luxo nos
torna mais atraentes como parceiros em um relacionamento, mas, na verdade,
muitos homens podem estar enviando às mulheres uma mensagem errada”.
Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres são diferentes dos homens e
simplesmente não ostentam bens de luxo para seduzir. Sundie complementa: “É
óbvio que as mulheres também gastam muito dinheiro em coisas caras, mas a
perspectiva de um romance não desperta esse tipo de atitude, como acontece com
os homens”.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram