ONU defende biocombustíveis para impulsionar economia

ONU defende biocombustíveis para impulsionar economia

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) defendeu nesta terça-feira (17) investimentos em biocombustíveis, como o etanol e biodiesel. Segundo a entidade, os combustíveis "verdes" são uma forma de aumentar a segurança alimentar nos países de economia agrícola, ao estimular a criação de empregos e elevar a renda.

 

"Feito corretamente, o desenvolvimento da bioenergia oferece a oportunidade de impulsionar o investimento e o emprego em áreas que estão literalmente morrendo de fome", disse Heiner Thofern, que dirige o projeto de Bioenergia e Segurança Alimentar da FAO.

 

A posição da entidade reforça a defesa da produção de biocombustíveis em meio ao debate sobre o uso de terras agrícolas no setor. A discussão se intensificou neste ano, depois que os preços dos alimentos atingiram recordes de alta em fevereiro.

 

Alguns críticos argumentam que a expansão de terra dedicada à produção de biocombustíveis eleva ainda mais a pressão sobre os recursos agrícolas. Outros defendem que a iniciativa pode incentivar o desmatamento nos países em desenvolvimento, liberando mais carbono na atmosfera do que é compensado pela queima do etanol ou do biodiesel.

 

No entanto, a FAO afirmou que, se administrada com responsabilidade, a produção de biocombustíveis pode desencadear investimentos necessários em infraestrutura agrícola e de transporte em áreas rurais.

 

Heiner Thofern citou o crescimento de mercados potenciais de exportação para os produtos da bioenergia, como a Europa, o que daria aos países em desenvolvimento novas oportunidades comerciais.

 

A fim de ajudar os governos a avaliar a viabilidade do desenvolvimento da bioenergia e os impactos na disponibilidade de alimentos, a FAO desenvolveu uma estrutura para ajudar os formuladores de políticas a pesar os prós e contras do setor. "Nosso objetivo é ajudá-los a tomar decisões ponderadas sobre se o desenvolvimento da bioenergia é uma opção viável", disse Thofern. As informações são da Dow Jones.

 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close