Foto: Reprodução
do trailer do filme Rio/20th Century Fox e Blue Sky Studios
Não
é só a ararinha azul Blu que saiu do exterior e se encantou com as belezas do
Rio. Inspirados em sua história, cada vez mais turistas estão fazendo o mesmo
caminho da ave, em direção à “Cidade Maravilhosa”. De acordo com o RCVB (“Rio
Convention & Visitors Bureau”), instituição responsável pela atração de
eventos e promoção do Rio como destino turístico, a cidade já começa a sentir o
“efeito ‘Rio’”: as agências que trabalham com o órgão já receberam propostas de
turistas pedindo pacotes para os locais visitados por Blu.
O que chama atenção nos pacotes propostos são alguns pontos lembrados pelos
turistas. Além do clássico roteiro Cristo Redentor- Pão de Açúcar, foram
citados outros lugares presentes na animação, como a Lapa, Santa Teresa, a
Vista Chinesa - na Floresta da Tijuca - e, claro, as praias cariocas. “Agências
de viagens norte-americanas estão levando clientes para o ver o filme ‘Rio’ e estimular
as vendas de pacotes para a cidade”, conta Paulo Senise, superintendente do
RCVB, que já consegue perceber um retorno financeiro proporcionado pela
animação do diretor Carlos Saldanha.
“A atração, além de encher a bola dos cariocas, atraiu mais de 80 marcas
mundiais que aliaram suas campanhas, com apoio de marketing de US$ 100 milhões.
O mundo começou a entender o poder da marca ‘Rio de Janeiro’”, diz Senise.
No entanto, pelo menos para o turismo da cidade, a animação em 3D é só o
começo. “Outros filmes como ‘Velozes e Furiosos 5’ vão divulgar ainda mais a
cultura, as paisagens e o povo carioca com um outro viés. O prognóstico para os
próximos anos é muito otimista”, completa.