Vinhos mais baratos podem ter o mesmo
efeito em termos de paladar que garrafas mais caras, segundo um estudo
britânico.
No total, 578 pessoas participaram de
uma degustação às cegas durante o Festival de Ciência de Edimburgo, na Escócia,
e só na metade dos casos conseguiram identificar quais eram os vinhos caros e
quais eram os mais baratos.
Eles experimentaram diversas variedades
de vinhos tintos e brancos com preços menores que 5 libras (R$13) e outras
safras consideradas superiores vendidas a preços entre 10 e 30 libras (R$ 26 e
R$ 78). Na degustação, também havia garrafas de champagne de 17 libras (R$ 44)
e de 30 libras (R$ 78).
Os participantes tinham de dizer,
então, quais eram os vinhos baratos e quais eram os caros. Mesmo sem saber a
resposta, eles teriam 50% de chance de acertar. E foi exatamente isso o que
aconteceu.
A conclusão, para os pesquisadores da
Universidade de Hertfordshire, é que muita gente não consegue distinguir os
vinhos pelo paladar e pode estar pagando mais caro apenas pelo rótulo.
"Estes resultados são
impressionantes. As pessoas não conseguiram notar a diferença entre vinhos
caros e baratos, então nesse momento de dificuldades financeiras a mensagem é
clara: os vinhos baratos que testamos tinham um gosto tão bom quanto as
garrafas caras", disse o psicólogo Richard Wiseman, que conduziu o estudo.