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Passou o tempo em que ter a mesa cheia de papéis,
materiais diversos e muitos documentos era sinônimo de funcionário eficiente no
escritório. Pesquisa
conduzida pela Gensler, consultoria norte-americana de design, mostra que um
local de trabalho organizado e bem-arrumado facilita a rotina profissional e
resulta em rendimento e produtividade.
Foram entrevistados 2.013 funcionários, de todos os escalões, procedentes de
várias empresas de diversos países. Do total, 90% afirmaram que o design do
escritório afeta o humor e a produtividade; 48% deles trabalhariam uma hora a
mais por dia, com satisfação, se o escritório fosse mais acolhedor; e 90%
acreditam que melhorias na organização e limpeza trariam resultados positivos
no rendimento profissional.
“Empresas e profissionais liberais confirmam a relação entre escritório
arrumado e melhor aproveitamento das horas trabalhadas”, afirma Heloisa Lúcia
Sundfeld, sócia da Help Personal Assistant, empresa especializada em
organização doméstica e empresarial. Heloisa
ensina seus clientes a usar meia hora do dia para limpar a caixa de e-mail,
jogar fora anotações inúteis, passar informações do papel para o computador,
organizar documentos em pastas e dispensar malas diretas que não interessam.
Assim, segundo ela, perde-se menos tempo procurando materiais de trabalho no
meio da bagunça. “Uma semana é o tempo máximo para deixar acumular papéis,
documentos e anotações. Depois disso, a pessoa já perde o controle e tudo fica
uma desordem”, diz.
Para a consultora, manter o escritório organizado também tem efeito psicológico
positivo no profissional. “Se a pessoa chega para trabalhar e vê tudo de pernas
para o ar, ela já fica desanimada”, afirma.
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