Copom aumenta Selic para 11,75% ao ano, máxima em dois anos

Copom aumenta Selic para 11,75% ao ano, máxima em dois anos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou, nesta quarta-feira, a Selic em 0,5 ponto, em linha com a aposta majoritária do mercado, elevando a taxa básica brasileira para 11,75% ao ano, o nível mais alto em dois anos.


"Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,75% ao ano, sem viés", afirmou o Copom no comunicado divulgado logo após a reunião de dois dias.


O colegiado do BC deu sequência ao ciclo de aperto monetário iniciado em janeiro, quando decidira pelo primeiro aumento de 0,5 ponto, estratégia que vem sendo acompanhada de outras iniciativas do governo para tentar controlar a inflação.


Em dezembro, a autoridade monetária adotou medidas para restringir a expansão da oferta de crédito. No início desta semana, o governo deu detalhes de como pretende alcançar uma economia de cerca de R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011.

"Com o aumento de 0,5 pontos, o Banco Central está dizendo que está fazendo o seu dever que é aumentar a Selic dentro de um quadro que conta com outros instrumentos, como as medidas macroprudencias e o ajuste fiscal na tentativa de controlar inflação. O mercado vai continuar com um pé atrás. No fundo, esta alta poderia implicar em novas medidas de controle de crédito que o governo poderia adotar mais para frente", disse Newton Rosa, economista-chefe da Sulamerica Investimentos.


A decisão vem um dia antes do anúncio do PIB brasileiro do quarto trimestre, que deve mostrar que o país cresceu em 2010 no ritmo mais forte em décadas.


A Selic entrou no ano de 2010 a 8,75% ao ano, patamar que foi mantido até a reunião de 28 de abril, quando a taxa foi elevada a 9,5% ao ano. Nas duas reuniões que seguiram, a de 9 de junho e a de 21 de julho, houve aumento, de 0,75 ponto percentual e de 0,5 ponto percentual, respectivamente. Nas últimas três reuniões, as de 1º de setembro, a de 20 de outubro e a que fechou o ano de 2010, em 08 de dezembro, a taxa foi mantida em 10,75% ao ano. Na última reunião, em 19 de janeiro, ela foi elevada para 11,25% ao ano.


 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close