A celulite pode até ser comum para a grande maioria das mulheres. Mas encontrar ao menos uma que não se incomode com o aspecto de casca de laranja na pele é uma tarefa quase impossível. Por isso, as dicas para reduzir o problema são sempre bem vindas.
O médico Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia, e criador do site metabolikey.com, comenta: “A palavra-chave nessa batalha é atitude. Somente uma grande mudança de postura pode trazer resultados duradouros conta a celulite”. Abaixo, ele ensina truques que podem ajudar a mudar o estilo de vida e, ao mesmo tempo, combater as celulites:
Cafeína – Evite ao máximo os alimentos a base de cafeína. Muitos cremes contra celulite têm cafeína na sua fórmula, porque ela funciona como termogênico. No entanto, a cafeína administrada na forma oral contribui na retenção de líquidos. “Se você tem tendência a retenção de líquidos, restrinja as porções de café e chá preto, além de refrigerantes que contenham a substância”, ensina o médico.
Frituras – Cuidado com as frituras e a gordura em geral. “Substitua as frituras por alimentos assados ou cozidos. Além da redução das celulites, você verá o efeito na balança”, diz Cristiano Merheb.
Açúcar – Fique de olho no açúcar. Quando a vontade de comer doce apertar, escolha uma barra de cereais ou frutas secas;
Sal – Não exagere nesse tempero na hora de preparar os alimentos e evite os enlatados e temperos prontos.
Água – Quem bebe pouca água, normalmente, tem mais celulite.
Alimentação – Frutas, verduras e legumes são sempre melhores que fast food e refrigerantes. “A alimentação equilibrada - unida a exercícios físicos aeróbicos – contribui para uma pele mais lisa e uniforme, além de ser a melhor forma de manter o peso ideal”, diz o médico especialista em Nutrologia.